20 QUESTÕES SOBRE AS OBRAS DE VYGOTSKY PARA CONCURSOS DO MAGISTÉRIO
(com gabarito)
1. Qual é a obra mais conhecida de Vygotsky?
a) A Formação Social da Mente
b) Pensamento e Linguagem
c) O Desenvolvimento Psicológico na Infância
d) Mediação e Regulação do Desenvolvimento Mental
e) Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar
Resposta correta: b) Pensamento e Linguagem
2. Qual é o conceito central da teoria de Vygotsky?
a) A zona de desenvolvimento proximal
b) A internalização
c) O pensamento abstrato
d) O estágio sensório-motor
e) A aprendizagem operante
Resposta correta: a) A zona de desenvolvimento proximal
3. Segundo Vygotsky, qual é o papel do professor na educação?
a) Transmitir conhecimentos prontos aos alunos
b) Estimular a autorregulação dos alunos
c) Fornecer respostas prontas aos alunos
d) Limitar o desenvolvimento dos alunos
e) Avaliar constantemente o desempenho dos alunos
Resposta correta: b) Estimular a autorregulação dos alunos
4. Quais são os elementos principais da teoria sociocultural de Vygotsky?
a) Mediação, linguagem e cultura
b) Reflexos condicionados, reforçamento e aprendizagem
c) Intuição, inteligência e instinto
d) Instinto, condicionamento e habilidades inatas
e) Repetição, memorização e instrução direta
Resposta correta: a) Mediação, linguagem e cultura
5. De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento humano é influenciado principalmente por:
a) Fatores genéticos
b) Fatores ambientais
c) Fatores individuais
d) Fatores emocionais
e) Fatores físicos
Resposta correta: b) Fatores ambientais
Vygotsky acreditava que o desenvolvimento humano é fortemente influenciado pelo ambiente social, cultural e histórico em que a pessoa está imersa. Ele enfatizava a importância das interações sociais, das práticas culturais e do contexto sociocultural no desenvolvimento das capacidades cognitivas e socioemocionais.
6. Qual é o termo usado por Vygotsky para descrever a capacidade de uma pessoa realizar uma tarefa com a ajuda de outra pessoa?
a) Desenvolvimento cognitivo
b) Internalização
c) Zona de desenvolvimento proximal
d) Scaffolding
e) Mediação
Resposta correta: c) Zona de desenvolvimento proximal
7. Segundo Vygotsky, qual é o papel da linguagem no desenvolvimento humano?
a) A linguagem é um reflexo direto do pensamento.
b) A linguagem é uma habilidade inata presente desde o nascimento.
c) A linguagem é uma ferramenta que medeia o pensamento e o desenvolvimento.
d) A linguagem não tem influência no desenvolvimento humano.
e) A linguagem é adquirida apenas por meio da imitação.
Resposta correta: c) A linguagem é uma ferramenta que medeia o pensamento e o desenvolvimento.
8. Qual é o conceito de "zona de desenvolvimento proximal" proposto por Vygotsky?
a) A fase em que as habilidades motoras estão no auge.
b) A distância entre o desenvolvimento atual da criança e seu potencial de desenvolvimento com ajuda.
c) O estágio em que a criança alcança o desenvolvimento cognitivo máximo.
d) A fase em que a criança internaliza conhecimentos e habilidades por meio de práticas sociais.
e) O processo pelo qual a criança adquire habilidades básicas por meio da observação de modelos adultos.
Resposta correta: b) A distância entre o desenvolvimento atual da criança e seu potencial de desenvolvimento com ajuda.
9. Quais são os principais estágios de desenvolvimento propostos por Vygotsky?
a) Sensoriomotor, pré-operatório e operatório concreto.
b) Sensorial, afetivo e motor.
c) Sensoriomotor, simbólico e operatório formal.
d) Pré-linguístico, pré-verbal e pré-operacional.
e) Pré-natal, neonatal e pós-natal.
Resposta correta: c) Sensoriomotor, simbólico e operatório formal.
10. De acordo com Vygotsky, qual é o papel das brincadeiras no desenvolvimento infantil?
a) As brincadeiras não têm influência no desenvolvimento infantil.
b) As brincadeiras são apenas uma forma de entretenimento.
c) As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da imaginação e das habilidades cognitivas.
d) As brincadeiras são prejudiciais para o desenvolvimento infantil.
e) As brincadeiras são apenas uma forma de gastar energia.
Resposta correta: c) As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da imaginação e das habilidades cognitivas.
11. Qual é o conceito de "scaffolding" proposto por Vygotsky?
a) A prática de ensino baseada na repetição de informações.
b) A estruturação do ambiente de aprendizagem de acordo com as necessidades do aluno.
c) A transferência de conhecimento de um indivíduo mais experiente para um menos experiente.
d) A avaliação constante do desempenho do aluno.
e) A adoção de métodos de ensino padronizados.
Resposta correta: b) A estruturação do ambiente de aprendizagem de acordo com as necessidades do aluno.
12. Qual é a importância da interação social no processo de aprendizagem, de acordo com Vygotsky?
a) A interação social não tem influência na aprendizagem.
b) A interação social é a única forma de aprendizagem.
c) A interação social é um fator secundário na aprendizagem.
d) A interação social é fundamental para a construção do conhecimento.
e) A interação social é necessária apenas em determinadas áreas de conhecimento.
Resposta correta: d) A interação social é fundamental para a construção do conhecimento.
13. Segundo Vygotsky, qual é o papel da cultura no desenvolvimento humano?
a) A cultura não tem influência no desenvolvimento humano.
b) A cultura é responsável por determinar as habilidades cognitivas de um indivíduo.
c) A cultura é adquirida apenas por meio da educação formal.
d) A cultura influencia diretamente a forma como pensamos e nos comportamos.
e) A cultura não tem relação com o desenvolvimento humano.
Resposta correta: d) A cultura influencia diretamente a forma como pensamos e nos comportamos.
14. Como Vygotsky descreve o desenvolvimento da linguagem nas crianças?
a) A linguagem é uma habilidade inata que se desenvolve independentemente da interação social.
b) A linguagem é adquirida apenas por meio da imitação de modelos adultos.
c) A linguagem se desenvolve em estágios pré-determinados, independentemente do ambiente social.
d) A linguagem se desenvolve por meio da interação social e do uso da linguagem pelos adultos.
e) A linguagem é uma habilidade que se desenvolve exclusivamente na idade escolar.
Resposta correta: d) A linguagem se desenvolve por meio da interação social e do uso da linguagem pelos adultos.
15. Quais são os principais conceitos da teoria sociocultural de Vygotsky?
a) Intuição, espontaneidade e individualidade.
b) Reflexos condicionados, estímulos e reforçamento.
c) Aprendizagem operante, condicionamento e punição.
d) Zoneamento, estágios e assimilação.
e) Mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal.
Resposta correta: e) Mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal.
16. Qual é a visão de Vygotsky em relação à relação entre aprendizagem e desenvolvimento?
a) A aprendizagem precede o desenvolvimento.
b) O desenvolvimento precede a aprendizagem.
c) A aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem independentemente.
d) A aprendizagem e o desenvolvimento são processos isolados.
e) A aprendizagem e o desenvolvimento estão interligados e ocorrem simultaneamente.
Resposta correta: e) A aprendizagem e o desenvolvimento estão interligados e ocorrem simultaneamente.
17. Segundo Vygotsky, qual é a importância da mediação no desenvolvimento humano?
a) A mediação é desnecessária no desenvolvimento humano.
b) A mediação é a única forma de desenvolvimento humano.
c) A mediação é o processo pelo qual o indivíduo internaliza conhecimentos e habilidades.
d) A mediação ocorre apenas na idade adulta.
e) A mediação não tem influência no desenvolvimento humano.
Resposta correta: c) A mediação é o processo pelo qual o indivíduo internaliza conhecimentos e habilidades.
18. Como Vygotsky define a internalização?
a) O processo pelo qual o indivíduo adquire conhecimentos por meio de observação direta.
b) O processo pelo qual o indivíduo desenvolve habilidades cognitivas sem interação social.
c) O processo pelo qual o indivíduo adquire habilidades motoras finas.
d) O processo pelo qual o indivíduo transforma atividades sociais em processos internos mentais.
e) O processo pelo qual o indivíduo adquire conhecimentos por meio da memorização.
Resposta correta: d) O processo pelo qual o indivíduo transforma atividades sociais em processos internos mentais.
19. De acordo com Vygotsky, qual é o papel das ferramentas psicológicas no desenvolvimento humano?
a) As ferramentas psicológicas não têm influência no desenvolvimento humano.
b) As ferramentas psicológicas são apenas uma forma de entretenimento.
c) As ferramentas psicológicas são adquiridas apenas na idade adulta.
d) As ferramentas psicológicas auxiliam o indivíduo na resolução de problemas e no desenvolvimento cognitivo.
e) As ferramentas psicológicas são prejudiciais para o desenvolvimento humano.
Resposta correta: d) As ferramentas psicológicas auxiliam o indivíduo na resolução de problemas e no desenvolvimento cognitivo.
20. Quais são os principais críticos da teoria de Vygotsky?
a) Os críticos argumentam que a teoria de Vygotsky é baseada apenas em observações superficiais.
b) Os críticos afirmam que a teoria de Vygotsky não leva em consideração a influência dos fatores genéticos no desenvolvimento humano.
c) Os críticos argumentam que a teoria de Vygotsky não é aplicável a contextos educacionais.
d) Os críticos afirmam que a teoria de Vygotsky não fornece evidências científicas suficientes para sustentar suas afirmações.
e) Os críticos argumentam que a teoria de Vygotsky não considera a importância das diferenças individuais no desenvolvimento humano.
Resposta correta: e) Os críticos argumentam que a teoria de Vygotsky não considera a importância das diferenças individuais no desenvolvimento humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário