quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Plano de Aula: Resolução de Problemas com Números Naturais. EF06MA03.

Plano de Aula: Resolução de Problemas com Números Naturais

Objetivo:

Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Duração:

2 aulas de 50 minutos cada.

Recursos Necessários:

  • Lousa ou quadro branco
  • Marcadores coloridos
  • Exercícios impressos

Atividades:

Aula 1 - Estratégias para Cálculos com Números Naturais (40 minutos)

Nesta aula, os alunos irão explorar diferentes estratégias para resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais.

Atividade:

1. Apresente aos alunos problemas que envolvam cálculos com números naturais, como adição, subtração, multiplicação ou divisão.

2. Peça aos alunos que resolvam os problemas individualmente, utilizando estratégias variadas, como cálculo mental, cálculo escrito ou estimativas.

3. À medida que os alunos encontrarem soluções, incentive-os a explicar as estratégias utilizadas e a compartilhar com a turma.

Aula 2 - Elaboração de Problemas (50 minutos)

Nesta aula, os alunos irão elaborar seus próprios problemas que envolvam cálculos com números naturais.

Atividade:

1. Divida a turma em grupos e peça a cada grupo para criar problemas que envolvam cálculos com números naturais.

2. Incentive-os a pensar em diferentes contextos para os problemas, como situações do cotidiano, problemas relacionados a medidas, entre outros.

3. Cada grupo deve escrever seus problemas em uma folha de papel e trocar com outro grupo para resolver.

4. À medida que os grupos resolvem os problemas, promova uma discussão em sala de aula, destacando as diferentes estratégias utilizadas para resolvê-los.

Conclua a aula enfatizando a importância de utilizar estratégias variadas para resolver problemas com números naturais e incentive os alunos a praticarem cálculos mentais, escritos e estimativas em seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário