quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

PLANO DE AULA - MATEMÁTICA. EF06MA13RS-2.

PLANO DE AULA - MATEMÁTICA (6º ANO)

Habilidade: EF06MA13RS-2

Resolver e elaborar problemas do cotidiano que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, utilizando fluxogramas pessoais, cálculo mental e uso de calculadora, em diferentes contextos, dentre eles, o da educação financeira, orçamento familiar, economia rio-grandense, faturas de água, energia elétrica, telefonia, alimentação, vestuário e saúde.

Objetivos:

  • Resolver problemas do cotidiano envolvendo porcentagens, utilizando estratégias de cálculo mental, proporção e uso de calculadora.
  • Elaborar problemas que envolvam porcentagens em diferentes contextos relacionados à educação financeira.
  • Compreender a relação entre porcentagem, proporção e proporcionalidade.
  • Utilizar fluxogramas pessoais para organizar o raciocínio na resolução de problemas.

Recursos:

  • Lousa e giz ou quadro branco e marcadores.
  • Exemplos de faturas de água, energia elétrica, telefonia, entre outros, para análise e discussão.
  • Calculadoras.
  • Papel e lápis para os alunos.

Duração:

Duas aulas de 50 minutos cada.

Atividades:

Aula 1:

  1. Introdução (10 minutos):
  2. Inicie a aula explicando aos alunos que eles irão aprender a resolver problemas do cotidiano que envolvam porcentagens.

    Discuta exemplos de situações em que as porcentagens estão presentes, como descontos em compras, aumento de preços, economia de água e energia, entre outros.

    Faça perguntas aos alunos para estimular o raciocínio, como "Vocês já viram porcentagens sendo utilizadas no dia a dia? Em quais situações?"

  3. Discussão e análise de faturas (20 minutos):
  4. Apresente algumas faturas de água, energia elétrica, telefonia, entre outros, aos alunos.

    Pergunte aos alunos sobre as informações presentes nas faturas, como leitura anterior e atual, consumo, valor a pagar, entre outros.

    Discuta com a turma como as porcentagens podem ser aplicadas nessas faturas, como descontos por economia de água e energia.

  5. Resolução de problemas em grupo (20 minutos):
  6. Divida a turma em grupos e distribua problemas envolvendo porcentagens relacionados à educação financeira, orçamento familiar, economia rio-grandense, entre outros.

    Os grupos devem trabalhar juntos para resolver os problemas, utilizando estratégias como cálculo mental, proporção e uso de calculadora.

    Circule pela sala para auxiliar os grupos e esclarecer dúvidas.

Aula 2:

  1. Apresentação dos problemas e discussão (20 minutos):
  2. Cada grupo deve apresentar um problema que resolveram na aula anterior.

    Os demais grupos devem discutir as estratégias utilizadas na resolução e verificar se concordam com a resposta apresentada.

    Estimule a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente de discussão e reflexão.

  3. Elaboração de problemas (15 minutos):
  4. Peça aos alunos para elaborarem problemas envolvendo porcentagens em diferentes contextos, como educação financeira, orçamento familiar, entre outros.

    Os problemas devem ser escritos em um papel, incluindo as informações necessárias e alternativas de resposta.

    Circule pela sala para orientar os alunos na elaboração dos problemas e fornecer exemplos quando necessário.

  5. Resolução de problemas (15 minutos):
  6. Os alunos devem trocar os problemas que elaboraram com um colega ou grupo.

    Cada aluno ou grupo deve resolver o problema recebido, utilizando as estratégias aprendidas nas aulas anteriores.

    Ao final, os problemas resolvidos devem ser devolvidos aos seus respectivos autores para verificação e discussão.

Conclusão:

Finalize a aula destacando a importância de compreender e aplicar porcentagens em situações cotidianas.

Reforce a ideia de que a matemática está presente em diversas áreas da nossa vida, incluindo a educação financeira, orçamento familiar e economia.

Encoraje os alunos a continuarem explorando situações que envolvam porcentagens no seu dia a dia.

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