PLANO DE AULA - MATEMÁTICA (6º ANO)
Habilidade: EF06MA13RS-2
Resolver e elaborar problemas do cotidiano que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, utilizando fluxogramas pessoais, cálculo mental e uso de calculadora, em diferentes contextos, dentre eles, o da educação financeira, orçamento familiar, economia rio-grandense, faturas de água, energia elétrica, telefonia, alimentação, vestuário e saúde.
Objetivos:
- Resolver problemas do cotidiano envolvendo porcentagens, utilizando estratégias de cálculo mental, proporção e uso de calculadora.
- Elaborar problemas que envolvam porcentagens em diferentes contextos relacionados à educação financeira.
- Compreender a relação entre porcentagem, proporção e proporcionalidade.
- Utilizar fluxogramas pessoais para organizar o raciocínio na resolução de problemas.
Recursos:
- Lousa e giz ou quadro branco e marcadores.
- Exemplos de faturas de água, energia elétrica, telefonia, entre outros, para análise e discussão.
- Calculadoras.
- Papel e lápis para os alunos.
Duração:
Duas aulas de 50 minutos cada.
Atividades:
Aula 1:
- Introdução (10 minutos):
- Discussão e análise de faturas (20 minutos):
- Resolução de problemas em grupo (20 minutos):
Inicie a aula explicando aos alunos que eles irão aprender a resolver problemas do cotidiano que envolvam porcentagens.
Discuta exemplos de situações em que as porcentagens estão presentes, como descontos em compras, aumento de preços, economia de água e energia, entre outros.
Faça perguntas aos alunos para estimular o raciocínio, como "Vocês já viram porcentagens sendo utilizadas no dia a dia? Em quais situações?"
Apresente algumas faturas de água, energia elétrica, telefonia, entre outros, aos alunos.
Pergunte aos alunos sobre as informações presentes nas faturas, como leitura anterior e atual, consumo, valor a pagar, entre outros.
Discuta com a turma como as porcentagens podem ser aplicadas nessas faturas, como descontos por economia de água e energia.
Divida a turma em grupos e distribua problemas envolvendo porcentagens relacionados à educação financeira, orçamento familiar, economia rio-grandense, entre outros.
Os grupos devem trabalhar juntos para resolver os problemas, utilizando estratégias como cálculo mental, proporção e uso de calculadora.
Circule pela sala para auxiliar os grupos e esclarecer dúvidas.
Aula 2:
- Apresentação dos problemas e discussão (20 minutos):
- Elaboração de problemas (15 minutos):
- Resolução de problemas (15 minutos):
Cada grupo deve apresentar um problema que resolveram na aula anterior.
Os demais grupos devem discutir as estratégias utilizadas na resolução e verificar se concordam com a resposta apresentada.
Estimule a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente de discussão e reflexão.
Peça aos alunos para elaborarem problemas envolvendo porcentagens em diferentes contextos, como educação financeira, orçamento familiar, entre outros.
Os problemas devem ser escritos em um papel, incluindo as informações necessárias e alternativas de resposta.
Circule pela sala para orientar os alunos na elaboração dos problemas e fornecer exemplos quando necessário.
Os alunos devem trocar os problemas que elaboraram com um colega ou grupo.
Cada aluno ou grupo deve resolver o problema recebido, utilizando as estratégias aprendidas nas aulas anteriores.
Ao final, os problemas resolvidos devem ser devolvidos aos seus respectivos autores para verificação e discussão.
Conclusão:
Finalize a aula destacando a importância de compreender e aplicar porcentagens em situações cotidianas.
Reforce a ideia de que a matemática está presente em diversas áreas da nossa vida, incluindo a educação financeira, orçamento familiar e economia.
Encoraje os alunos a continuarem explorando situações que envolvam porcentagens no seu dia a dia.
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