quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Plano de Aula. Matemática. EF06MA13.

Plano de Aula - Conteúdos: Números

Objetos de conhecimento: Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”.

Habilidades:

  • (EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco ou lousa.
  • Exemplos de problemas que envolvam porcentagens.
  • Lápis e papel para os alunos.
  • Calculadoras.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula relembrando com os alunos o conceito de porcentagem e sua importância na vida cotidiana.

Apresente exemplos práticos em que o cálculo de porcentagens é utilizado, como descontos em lojas e taxas de juros em empréstimos.

2. Discussão e exemplos de estratégias (15 minutos)

Conduza uma discussão em sala de aula sobre estratégias diversas para resolver problemas de porcentagem sem fazer uso da "regra de três".

Apresente exemplos de estratégias, como o cálculo mental, a proporção e o uso de calculadoras.

3. Resolução de problemas em grupos (20 minutos)

Divida a turma em grupos e distribua problemas que envolvam porcentagens para serem resolvidos.

Cada grupo deve utilizar estratégias pessoais, como o cálculo mental ou a proporção, para resolver os problemas.

Circule pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas conforme necessário.

4. Apresentação e discussão dos problemas (15 minutos)

Convide os grupos a compartilharem suas soluções para os problemas de porcentagem.

Estimule a discussão entre os alunos, questionando as estratégias utilizadas e incentivando-os a explicar seus processos de resolução.

5. Aplicação prática individual (15 minutos)

Distribua problemas individuais para que cada aluno resolva utilizando suas estratégias pessoais de cálculo de porcentagens.

Incentive os alunos a utilizarem as estratégias aprendidas e a fazerem uso de calculadoras, caso desejem.

6. Discussão e conclusão (10 minutos)

Reúna a turma novamente para discutir as resoluções dos problemas individuais de porcentagem.

Realize uma breve conclusão, destacando a importância do uso de estratégias pessoais e a capacidade de aplicar o conhecimento de porcentagens em situações do cotidiano.

Avaliação:

Durante a resolução dos problemas em grupo, observe a participação ativa dos alunos, o uso de estratégias adequadas e a compreensão dos conceitos de porcentagem.

Avalie também a precisão das respostas e a capacidade dos alunos em explicar suas estratégias de cálculo de porcentagens.

Observações adicionais:

Recomende a prática contínua da resolução de problemas envolvendo porcentagens, tanto em sala de aula quanto em situações do cotidiano, para fortalecer as habilidades dos alunos.

Estimule o uso de calculadoras como uma ferramenta auxiliar, mas enfatize a importância de compreender os conceitos por trás dos cálculos de porcentagem, para que os alunos possam aplicá-los de forma eficaz em contextos reais, como em situações de educação financeira.

Incentive os alunos a explorar diferentes estratégias pessoais, como a proporção, o cálculo mental e o uso de calculadoras, para resolver problemas de porcentagem de maneira mais eficiente.

Reforce a importância da compreensão da proporção e da ideia de proporcionalidade na resolução de problemas envolvendo porcentagens.

Ao longo da aula, enfatize a aplicação prática dos conceitos de porcentagem em situações de educação financeira, como calcular descontos em compras ou calcular taxas de juros em empréstimos.

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