sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Plano de Aula: Frações Equivalentes. EF06MA07.

Plano de Aula: Frações Equivalentes

Objetivos

  • Compreender o conceito de fração como partes de inteiros e resultado de divisão
  • Comparar e ordenar frações
  • Identificar frações equivalentes

Recursos Necessários

  • Lousa e giz
  • Folhas de papel
  • Exemplos de objetos divididos em partes iguais (como pizza ou bolo)

Atividades

  1. Inicie a aula apresentando exemplos de objetos divididos em partes iguais, como uma pizza ou um bolo. Mostre aos alunos que cada parte desses objetos é uma fração.
  2. Explique aos alunos que as frações representam partes de um todo e que o numerador indica a quantidade de partes consideradas, enquanto o denominador indica o total de partes iguais em que o todo foi dividido.
  3. Realize exercícios em conjunto com os alunos, comparando e ordenando frações. Use exemplos práticos, como comparar duas fatias de pizza ou duas barras de chocolate divididas em partes iguais.
  4. Apresente aos alunos o conceito de frações equivalentes, ou seja, frações que representam a mesma quantidade, mesmo que tenham numeradores e denominadores diferentes. Explique que as frações equivalentes podem ser encontradas multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador por um mesmo número.
  5. Peça aos alunos que encontrem frações equivalentes para algumas frações específicas, utilizando estratégias como multiplicar ou dividir numerador e denominador por um mesmo número.
  6. Promova atividades práticas em que os alunos possam visualizar e manipular frações equivalentes, utilizando materiais concretos ou desenhos.

Avaliação

Para avaliar o entendimento dos alunos, proponha atividades em que eles tenham que comparar, ordenar e identificar frações equivalentes. Observe a participação dos alunos durante as discussões e atividades práticas, verificando se eles estão aplicando corretamente os conceitos aprendidos.

Observações

Adapte as atividades de acordo com o nível de conhecimento e habilidades da turma. Estimule os alunos a pensarem de forma crítica e a explorarem diferentes estratégias para resolver os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário