Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA10)
Resolver e elaborar problemas de multiplicação e de divisão, com números naturais, envolvendo significados de adição repetida, de agrupamento e de medida.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais, utilizando os significados de adição repetida, agrupamento e medida.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula relembrando com os alunos os significados de adição repetida, agrupamento e medida.
b) Explique que esses significados são fundamentais para a resolução de problemas de multiplicação e divisão.
c) Faça exemplos simples, mostrando como aplicar esses significados na resolução de problemas.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas de multiplicação e divisão, envolvendo os significados de adição repetida, agrupamento e medida.
b) Incentive-os a usar estratégias como desenhar representações, fazer contagens, agrupar objetos, entre outros.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como resolver os problemas utilizando os diferentes significados.
3. Atividade prática (10 minutos):
a) Divida a turma em grupos e distribua problemas para que os alunos resolvam, aplicando os significados de adição repetida, agrupamento e medida.
b) Os grupos devem trabalhar juntos para encontrar as soluções e justificar suas respostas.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre com os alunos os significados de adição repetida, agrupamento e medida aplicados à multiplicação e divisão.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e problemas resolvidos na aula anterior.
2. Aplicação prática (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas mais desafiadores, que requerem a aplicação dos significados de adição repetida, agrupamento e medida.
b) Os alunos devem resolver os problemas individualmente ou em grupos, utilizando estratégias adequadas.
c) Circule pela sala, ofereça suporte individualizado e observe as estratégias dos alunos.
3. Discussão e conclusão (10 minutos):
a) Promova uma discussão em grupo sobre os problemas resolvidos e as estratégias utilizadas pelos alunos.
b) Destaque a importância dos diferentes significados na resolução de problemas de multiplicação e divisão.
c) Conclua a aula incentivando os alunos a praticarem a resolução de problemas utilizando os significados estudados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário