Plano de Aula: Construção de Algoritmos. EF06MA04.
Plano de Aula: Construção de Algoritmos
Objetivos
- Construir algoritmos em linguagem natural
- Representar algoritmos por meio de fluxogramas
- Resolver problemas simples utilizando algoritmos
Recursos Necessários
- Lousa e giz
- Folhas de papel
- Canetas coloridas
Atividades
- Inicie a aula explicando aos alunos o conceito de algoritmo e sua importância na resolução de problemas.
- Apresente um problema simples, por exemplo, determinar se um número natural é par ou ímpar.
- Discuta com os alunos possíveis passos para resolver o problema e construa um algoritmo em linguagem natural. Exemplo: "Se o número é divisível por 2, então é par; caso contrário, é ímpar."
- Explique aos alunos como representar o algoritmo por meio de um fluxograma. Mostre os símbolos utilizados e como eles representam as ações e decisões do algoritmo.
- Divida a turma em grupos e peça aos alunos que construam fluxogramas para resolver o problema proposto. Incentive-os a utilizar diferentes símbolos e cores para representar as ações e decisões.
- Após a construção dos fluxogramas, promova uma apresentação dos trabalhos em sala de aula. Cada grupo pode explicar seu fluxograma e como ele resolve o problema.
- Finalize a aula discutindo com os alunos a importância da clareza e organização na construção de algoritmos, bem como a relevância da representação visual por meio de fluxogramas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário