quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA10.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Regularidades em Sequências Numéricas

Habilidade: EF03MA10 - Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco e marcadores;
  • Fichas ou cartões com números;
  • Atividades impressas com sequências numéricas;
  • Lápis e papel.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

2. Exploração de Sequências (15 minutos)

No quadro branco, escreva algumas sequências numéricas com regularidades, resultantes de adições ou subtrações sucessivas por um mesmo número.

Solicite que os alunos observem as sequências e discutam em grupos possíveis regras de formação.

Incentive-os a identificar os padrões e regularidades presentes nas sequências.

3. Prática com Sequências (20 minutos)

Distribua atividades impressas com sequências numéricas para os alunos.

Solicite que eles continuem as sequências, descrevendo a regra de formação utilizada.

Incentive-os a determinar elementos faltantes ou seguintes nas sequências.

4. Exploração de Padrões (20 minutos)

No quadro branco, apresente padrões visuais ou geométricos e solicite que os alunos identifiquem as regularidades presentes.

Incentive-os a relacionar os padrões visuais com sequências numéricas.

Solicite que eles criem suas próprias sequências a partir dos padrões identificados.

5. Elaboração de Sequências (15 minutos)

Distribua folhas de papel e peça aos alunos que elaborem suas próprias sequências numéricas com regularidades.

Solicite que eles descrevam a regra de formação utilizada e determinem elementos faltantes ou seguintes.

Incentive-os a trocar as sequências elaboradas entre si para que possam identificar as regularidades e descrever as regras de formação.

6. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as sequências criadas e discutir as regularidades e regras de formação identificadas.

Incentive-os a fazer conexões entre os diferentes padrões e sequências, e a descrever as regras de formação de forma clara.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de identificar regularidades em sequências numéricas e descrever as regras de formação.

Finalize a aula destacando como esse conhecimento pode ser aplicado em situações do dia a dia e em outros contextos matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário