quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA05.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Cálculo Mental e Escrito para Adição e Subtração

Habilidade: EF03MA05 - Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco e marcadores;
  • Fichas ou cartões com números;
  • Atividades impressas com problemas de adição e subtração;
  • Lápis e papel.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

2. Cálculo Mental (15 minutos)

Divida a turma em pequenos grupos e distribua fichas ou cartões com números para cada grupo.

Solicite que, em cada grupo, os alunos realizem cálculos mentais de adição e subtração com os números das fichas.

Incentive-os a utilizar diferentes estratégias de cálculo mental, como decomposição, compensação, soma por partes, entre outras.

3. Cálculo Escrito (20 minutos)

Distribua atividades impressas com problemas de adição e subtração.

Solicite que os alunos resolvam os problemas escrevendo os cálculos e os resultados no papel.

Incentive-os a utilizar diferentes procedimentos de cálculo escrito, incluindo o convencional, como a verticalização dos cálculos.

4. Resolução de Problemas (20 minutos)

No quadro branco, apresente problemas significativos que envolvam situações do cotidiano dos alunos.

Solicite que os alunos resolvam os problemas em grupos, utilizando tanto o cálculo mental quanto o cálculo escrito.

Incentive-os a discutir e compartilhar os diferentes procedimentos de cálculo utilizados.

5. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para uma discussão sobre os procedimentos de cálculo mental e escrito utilizados nas atividades.

Incentive-os a compartilhar suas estratégias e a refletir sobre a eficácia de cada uma delas.

6. Atividade Prática Individual (15 minutos)

Distribua folhas de papel e peça aos alunos que criem problemas de adição e subtração relacionados às suas próprias experiências.

Solicite que eles resolvam os problemas utilizando diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas de adição e subtração.

Finalize a aula destacando a variedade de estratégias que os alunos podem utilizar para encontrar soluções e a importância de desenvolver flexibilidade na resolução de problemas matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário