Plano de Aula - Matemática
Tema: Medindo a Duração de um Intervalo de Tempo
Habilidade: EF02MA19 - Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.
Recursos Necessários:
- Relógios digitais;
- Lápis;
- Folhas de papel;
- Régua;
- Canetas coloridas;
- Cronômetros (opcional).
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.
2. Conhecendo o Relógio Digital (15 minutos)
Distribua relógios digitais para cada aluno.
Explique como ler o relógio digital, enfatizando os dígitos que representam as horas, minutos e segundos.
Incentive-os a praticar a leitura do horário em seus próprios relógios digitais.
3. Medição de Intervalos de Tempo (20 minutos)
Solicite que cada aluno registre o horário de início e fim de diferentes intervalos de tempo utilizando seus relógios digitais.
Incentive-os a registrar a duração do intervalo de tempo em uma folha de papel, calculando a diferença entre o horário de fim e o horário de início.
Estimule-os a utilizar canetas coloridas para destacar os intervalos de tempo e facilitar a visualização.
4. Comparação de Intervalos de Tempo (20 minutos)
Apresente diferentes registros de intervalos de tempo feitos pelos alunos.
Solicite que cada aluno compare os intervalos de tempo registrados por seus colegas e identifique o intervalo de maior duração e o de menor duração.
Incentive-os a discutir suas observações e a justificarem suas respostas.
5. Cronometragem de Atividades (15 minutos)
Apresente cronômetros aos alunos (se disponíveis) ou utilize relógios digitais para cronometrar atividades curtas, como corridas ou tarefas.
Solicite que cada aluno registre a duração da atividade em uma folha de papel.
Incentive-os a comparar as durações das atividades realizadas por eles e seus colegas.
6. Compartilhamento e Discussão (10 minutos)
Convide os alunos a compartilharem seus registros de intervalos de tempo e a explicarem como utilizaram os relógios digitais para medir a duração.
Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre a importância de medir corretamente a duração de um intervalo de tempo.
7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma reflexão final sobre a medição da duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital.
Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como podem utilizar essa habilidade para registrar o horário do início e do fim de diferentes eventos ou atividades em seu dia a dia.
Finalize a aula reforçando a importância de utilizar o relógio digital de forma correta e precisa para medir a duração de um intervalo de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário