quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º Ano. EF02MA18

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando a Duração de Intervalos de Tempo

Habilidade: EF02MA18 - Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Recursos Necessários:

  • Calendário;
  • Lápis;
  • Folhas de papel;
  • Régua;
  • Canetas coloridas;
  • Agendas escolares (opcional).

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

2. Identificação de Datas (15 minutos)

Distribua calendários para cada aluno.

Solicite que cada aluno identifique duas datas no calendário, por exemplo, o início e o final de um mês.

Incentive-os a circularem as datas selecionadas e a escreverem as datas em uma folha de papel.

3. Cálculo da Duração (20 minutos)

Solicite que cada aluno calcule a duração do intervalo de tempo entre as duas datas selecionadas.

Incentive-os a utilizar régua e lápis para contar os dias ou meses entre as datas.

Estimule-os a registrar a duração do intervalo de tempo ao lado das datas na folha de papel.

4. Organização de Agenda (20 minutos)

Apresente agendas escolares aos alunos (se disponíveis).

Solicite que cada aluno utilize as datas e durações calculadas para planejar e organizar eventos ou atividades em suas agendas.

Incentive-os a utilizar canetas coloridas para destacar os intervalos de tempo e facilitar a visualização.

5. Compartilhamento e Discussão (15 minutos)

Convide os alunos a compartilharem suas agendas e a explicarem como utilizaram as datas e durações para planejar e organizar eventos ou atividades.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre a importância de indicar corretamente a duração de intervalos de tempo.

6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre a indicação da duração de intervalos de tempo.

Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como podem utilizar essa habilidade para planejar e organizar suas próprias atividades diárias.

Finalize a aula reforçando a importância de utilizar o calendário e indicar corretamente a duração de intervalos de tempo para um melhor planejamento e organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário