terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Terremotos/ Earthquakes - Notícias/News

Terremotos/ Earthquakes - Notícias/News
DESATUALIZADAS
=============================================================================================================


29/12/2012 - Sendai/Japão



Um terremoto de magnitude 5,5 foi registrado neste sábado em frente à costa nordeste do Japão, disse o Instituto de Geofísica norte-americano (USGS), que não reportou vítimas ou danos.
O hipocentro do sismo, que aconteceu às 23H59 local (14H59 GMT; 12H59 de Brasília), foi localizado a uma profundidade de 40 km, a 123 km a leste de Sendai (norte), disse o instituto.
Um sismo de magnitude 7,3 que aconteceu em dezembro no mar, próximo à costa nordeste, provocou um tsunami de um metro de altura.
Em 11 de março de 2011, um tremor de terra de magnitude 9 e o tsunami posterior desencadeado por este deixaram cerca de 19.000 mortos ou desaparecidos e provocaram um grave acidente nuclear na central nuclear de Fukushima.


=============================================================================================================



Sismo de magnitude 6,7 atinge as Filipinas - 19/02/2012

MANILA -Subiu de 39 para 52 o número de vítimas do sismo que sacudiu no início de fevereiro o centro das Filipinas, disseram as autoridades locais neste domingo.
O número desaparecidos, por sua vez, caiu de 66 para 61, a maioria deles soterrados por deslizamentos de terra em Guihulngan, uma cidade de 100.000 habitantes localizada entre o mar e as montanhas na ilha de Negros.
O sismo de magnitude 6,7 destruiu dezenas de casas, pontes e estradas e provocou deslizamentos de terra.

=============================================================================================================
           
Terremoto de 6 graus atinge a costa do Oregon -  15/02/2012

BANDON - O Centro Nacional de Informação sobre Terremotos em Golden, no Colorado, informou que um terremoto de magnitude preliminar de 6 graus atingiu a costa do estado americano de Oregon. Não foram registrados danos materiais.
O tremor ocorreu à 19h31m de terça-feira (1h31m de quarta-feira no horário de Brasília) a mais de 240 quilômetros a sudoeste de Oregon. Não foi emitido alerta de tsunami.
No período de uma hora, o site do centro de informações registrou 39 denúncias de pessoas que relatarem ter sentido o terremoto. A maioria estava no norte da Califórnia e no sul de Oregon.
O geofísico do Instituto Geológico dos Estados Unidos Dale Grant disse que o terremoto ocorreu em uma área frequente atividade sísmica.

=============================================================================================================


Terremoto de magnitude 6,2 sacode o leste do Japão - 14/02/2012


Não há informações sobre vítimas ou danos.
Agência Meteorológica local não emitiu alerta de tsunami.

Um terremoto de magnitude 6 sacudiu nesta terça-feira (14) a costa leste do Japão, informou a Agência Meteorológica local. Não há, porém, informações sobre vítimas, danos e nem foi lançado um alerta de tsunami.
O tremor foi registrado às 15h22 locais (4h22 de Brasília) com epicentro a pouca profundidade no mar em frente à província de Ibaraki, no litoral oriental do arquipélago.
Na escala japonesa fechada de 7 graus, centrada mais no alcance que na intensidade do tremor, o terremoto foi sentido com grau 3 em várias cidades, entre elas Fukushima, capital da província de mesmo nome.
Por enquanto, não foram divulgadas anomalias na acidentada central de Daiichi, situada nessa região, que ficou gravemente danificada pelo terremoto de magnitude 9 e o posterior tsunami que assolou o nordeste do Japão em março do ano passado.
O tremor também alcançou uma intensidade 3 na escala japonesa em cidades como Iwaki, também em Fukushima, e Mito, na vizinha província de Ibaraki.
Em alguns distritos de Tóquio, o sismo foi sentido com intensidade entre 1 e 2 graus na escala japonesa, segundo a Agência Meteorológica.
O Japão está situado sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, pelo que os sismos ocorrem com relativa frequência, embora na maioria dos casos sem graves consequências.
Em março do ano passado, no entanto, o forte terremoto que sacudiu o nordeste do país provocou um devastador tsunami que deixou mais de 19 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos, e causou o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl.

=============================================================================================================


Terremoto de 5,1 graus atinge o norte da Grécia - 14/02/2012


ATENAS - Um terremoto com uma magnitude preliminar de 5,1 graus sacudiu nesta terça-feira o norte da Grécia. Não foram registrados danos imediatos, informaram autoridades.
O Instituto de Geodinâmica de Atenas disse que o terremoto ocorreu sob o mar às 3h34m (horário local) a 243 quilômetros ao norte da capital Atenas, em frente à costa da península da comunidade monástica de Athos.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos deu como magnitude preliminar 5,3 graus. É comum que variem as magnitudes registradas por diferentes centros sismológicos.
A Grécia está em uma das zonas sísmicas do mundo, com centenas de terremotos que ocorrem a cada nao. A imensa maioria não gera danos.

=============================================================================================================


Terremoto de 6,5 graus sacode as ilhas Salomão - 14/02/2012

Tremor de magnitude 6,5 foi perto de Kira Kira, na ilha de San Cristobal.
Não há relatos sobre vítimas ou danos, nem houve alerta de tsunami.


Sydney (Austrália), 14 jan (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter sacudiu nesta terça-feira as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, sem que as autoridades tenham informado sobre mortos ou emitido um alerta de tsunami.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, localizou o movimento telúrico a 54,7 quilômetros de profundidade e 178 quilômetros ao sudeste de Honiara, a capital do país.
A população mais próxima do epicentro é Kirakira, capital da província de Makira-Ulawa, na antiga ilha de San Cristobal, que conta com cerca de 1 mil habitantes.
Em abril de 2007, um terremoto de 8,1 graus gerou um tsunami que causou a morte de 30 pessoas e arrasou parte da cidade de Gizo.
Situadas ao leste de Papua Nova Guiné, as Ilhas Salomão estão sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida a cada ano por cerca de 7 mil tremores, a maioria de intensidade moderada. EFE

=============================================================================================================


Terremoto de 5,6 graus atinge o norte da Califórnia - 14/02/2012


TRINIDAD, Califórnia - Um terremoto moderado atingiu a costa norte da Califórnia na segunda-feira, mas não há relatos imediatos de danos materiais ou ferimentos graves, informaram autoridades.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que o tremor de 5,6 graus de magnitude ocorreu a cerca de 30 quilômetros a leste de Trinidad. O epicentro foi localizado em uma área rural perto da pequena comunidade de Weitchped, a cerca de 350 quilômetros a noroeste de Sacramento.
O xerife do condado de Hmboldt e o departamento de polícia de Eureka enviaram funcionários a fim de verificar o estado dos moradores, mas não houve relatos imediatos de emergência.
- Foi apenas um leve tremor. Não foi um puxão forte - disse o sargento Gene McManus.
Como precaução uma escola de ensino médio e outro de ensino fundamental foram evacuadas nos distrito de Klamath Trinity.

=============================================================================================================


Terremoto atinge Costa Rica; sem relato de feridos - 13/02/2012


SAN JOSÉ, 13 Fev (Reuters) - Um terremoto moderado com magnitude de 5,8 graus atingiu a costa sul da Costa Rica nesta segunda-feira, abalando prédios na capital, mas não houve relatos imediatos de danos ou feridos.
O Instituto de Pesquisa Geológica dos EUA (USGS, sigla em inglês) disse que o epicentro do terremoto estava 75 quilômetros ao sul de San José, próximo da costa de Puerto Quepos.
Um funcionário da delegacia de polícia em Dominical, uma cidade turística a 45 quilômetros de Puerto Quepos, disse que o tremor foi sentido fortemente, mas que não havia risco de uma onda gigante.
O epicentro do terremoto, que originalmente foi relatado com magnitude 6,1, considerado forte, estava a uma profundidade de 28 quilômetros e ocorreu pouco antes das 5 da manhã no horário local.
Em janeiro de 2009, um tremor de magnitude 6,1 perto de San José matou em torno de 40 pessoas, de acordo com a entidade norte-americana.

=============================================================================================================


Área de terremoto no Chile em 2010 é atingida por 3 tremores  - 11/02/2012


Santiago do Chile, 11 fev (EFE).- Três tremores, o maior de 5,9 graus na escala aberta Richter, foram sentidos entre a sexta-feira à noite e este sábado nas regiões chilenas afetadas pelo terremoto de 27 de fevereiro de 2010.
O abalo mais significativo ocorreu às 23h58 de sexta-feira (0h58 deste sábado em Brasília) com epicentro no litoral de Lebu, na região do Bío-Bío, a 530 quilômetros ao sul de Santiago, informou o Serviço Sismológico da Universidade de Chile.
De acordo ao Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o movimento atingiu nessa região intensidade entre 4 e 5 graus na escala de Mercalli, que oscila de um a 12.
O terremoto foi sentido com intensidade entre 5 e 3 graus na região do Maule, entre 4 e 3 em Araucanía e de 3 em Los Rios.
Depois ocorreram mais dois tremores de menor magnitude, o primeiro de 4 graus Richter às 5h41 (6h41 de Brasília) foi percebido em Concepción, capital de Bío-Bío, mas desta vez em terra firme. O sismo foi percebido com intensidade de 4 graus em diferentes localidades dessa região.
Às 7h31 (8h31 de Brasília) a terra voltou a tremer em frente ao litoral de Lebu, com magnitude de 4,3 graus.
O terremoto de 2010, com magnitude de 8,8 graus, foi o sexto mais forte registrado na história no mundo e gerou tsunami no litoral do Chile. Mais de 500 pessoas morreram e 800 mil foram atingidas pelos fenômenos. EFE

=============================================================================================================



Terremoto de 5,6 graus atinge província litorânea do Equador - 8 de fevereiro de 2012


Quito, 8 fev (EFE).- Um terremoto de 5,6 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quarta-feira a província litorânea de Esmeraldas, na fronteira com a Colômbia, informou o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, cuja versão preliminar apontou que o tremor era de 5,3 graus.
Segundo o instituto, o abalo ocorreu às 5h54 (8h54 de Brasília), com profundidade de 45 quilômetros.
O terremoto foi sentido com intensidade nas províncias de Esmeraldas, Imbabura, Santo Domingo, Pichincha e levemente em Manabí e Guayas.
Embora o instituto não tenha recebido informações sobre vítimas, nem tenha comentado se houve danos materiais por conta do tremor, que teve réplicas de menor magnitude, o jornal 'El Comercio' publicou em seu site que uma casa desabou na cidade de Quinindé. EFE


=============================================================================================================


Terremoto de 6,8 graus sacode região central das Filipinas - 6 de fevereiro de 2012


Um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala aberta de Richter foi registrado nesta segunda-feira perto da ilha de Negros, na região central das Filipinas, sem que as autoridades tenham informado por enquanto de vítimas ou emitido um alerta de tsunami.
O terremoto ocorreu às 11h49 (horário local, 1h49 de Brasília) e seu epicentro localizado a 46 quilômetros de profundidade e 70 quilômetros ao norte de Dumaguete, em Negros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica no mundo todo.
As Filipinas ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderados.
Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu às 11h49, no horário local (1h49 no horário de Brasília), a uma profundidade de 46 quilômetros, e a 70 quilômetros da cidade de Dumaguete, na província de Negros Oriental.
O tremor estilhaçou janelas e causou rachaduras nas paredes dos edifícios nas cidades de Cebu e San Carlos.
O Serviço de Sismologia e Vulcanologia das Filipinas emitiu um alerta de tsunami de nível 2, numa escala que vai até 5, na Ilha de Negros. O tremor foi seguido de duas réplicas, de 5,6 e 4,8 graus de magnitude, respectivamente. As Filipinas encontram-se sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica, que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria deles de intensidade moderada. As informações são da Dow Jones.
O tremor aconteceu a uma profundidade de 46 km perto do meio-dia (1H49 de Brasília), com epicentro no mar, entre as ilhas de Negros e Cebu, 70 km ao norte da cidade de Dumaguete (Negros), segundo o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).
O centro de alerta de tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, não emitiu um alerta de maremoto.
Horas depois, o país foi atingido por um tremor secundário de 6,2 graus, segundo o USGS.
O terremoto de meio-dia quebrou janelas e provocou fissuras nas paredes de edifícios nas cidades de Cebu (a segunda mais habitada do país) e São Carlos, na ilha de Negros, mas nenhuma estrutura desabou, segundo Benito Ramos, diretor da defesa civil.
Moradores descreveram cenas de pânico e muitas pessoas correram para as ruas com medo de novos tremores.EFE

=============================================================================================================


Terremoto de 6,9 graus atinge oeste de Vanuatu - 3 de fevereiro de 2012

Washington, 2 fev (EFE).- Um terremoto que alcançou uma magnitude de 6,9 graus atingiu nesta quinta-feira o oeste de Vanuatu, estado insular situado no Pacífico Sul, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O terremoto foi registrado às 12h34 no horário de Brasília e seu centro ficou a 10,1 quilômetros de profundidade.
O epicentro se localizou 122 quilômetros ao oeste de Port Vila, em Efate e 1.803 quilômetros ao leste-nordeste de Brisbane, em Queensland, Austrália.
O terremoto não gerou um aviso de tsunami, de acordo com o Serviço Geológico. EFE



=============================================================================================================


Terremoto de 5,9 graus atinge sudoeste da ilha indonésia de Sumatra 1 de fevereiro de 2012


Jacarta, 1 fev (EFE).- Um terremoto de 5,9 graus na escala Richter atingiu nesta quarta-feira o sudoeste da ilha indonésia da Sumatra, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas nem emitido alerta de tsunami.
O terremoto ocorreu às 14h27 (5h27 de Brasília) perto da localidade de Bengkulu, onde o tremor obrigou a remoção dos moradores de vários prédios por precaução, confirmaram fontes da Agência de Gestão de Desastres da Indonésia.
Seu epicentro se situou a 30 quilômetros ao oeste do litoral de Bengkulu, uma localidade de 340 mil habitantes.
Para o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que mede a atividade sísmica no mundo todo, o tremor foi de 5,6 graus de magnitude e seu epicentro se situou a 65 quilômetros sob o nível do mar.
O arquipélago indonésio fica sobre o chamado 'Anel de fogo do Pacífico', uma zona de intensa atividade sísmica e vulcânica que é atingida por 7 mil terremotos ao ano, a maior parte de baixa magnitude. EFE




=============================================================================================================


Terremoto de 6,2 graus atinge litoral do Peru - 31 de janeiro de 2012

Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter atingiu na madrugada desta segunda-feira a cidade litorânea de Ica, 325 quilômetros ao sul de Lima, deixando ao menos 150 feridos e danificando 732 edifícios.
Segundo os últimos números divulgados pelos ministros da Defesa, Alberto Otárola, e da Mulher, Ana Jara, o sismo também deixou 712 pessoas desabrigadas.
O terremoto, que ocorreu nos primeiros dez minutos desta segunda-feira (3h10 de Brasília), com epicentro 47 quilômetros ao sudoeste de Ica e a uma profundidade de 48 quilômetros, foi sentido também nas regiões de Lima e Junín, no centro do Peru, e nas de Ayacucho, Huancavelica e Arequipa, no sul.
Um segundo movimento telúrico de 4 graus de magnitude na escala Richter aconteceu nove horas depois, mas a 58 quilômetros de profundidade, pelo que só foi perceptível em Ica.
O tremor provocou cortes de luz e no serviço telefônico na cidade de Ica, capital do departamento do mesmo nome, assim como na província vizinha de Pisco.
O relatório indicou que os dados correspondem a zonas urbanas e que ainda são necessárias informações de zonas rurais.
De todos os feridos que procuraram ajuda nos hospitais, apenas quatro têm lesões de consideração e permanecem internados, esclareceu o diretor da Defesa Civil em Ica, César Chonate.
O Instituto Geofísico recordou que o Peru está situado no denominado "Cinturão de Fogo do Pacífico", onde são observados 85% das atividades sísmicas mundiais.
Os principais danos materiais em casas e edifícios públicos aconteceram no centro de Ica, cidade que foi duramente castigada no terremoto de 2007 com a destruição de mais de 85 mil casas e a morte de 595 pessoas. EFE


=============================================================================================================


Terremoto atinge leste do Japão mas sem causar alerta de tsunami - 27 de janeiro de 2012


TÓQUIO, 27 Jan (Reuters) - Um forte terremoto com magnitude preliminar de 5,5 atingiu o leste do Japão na manhã de sábado (horário local), mas não havia registro imediato de feridos ou danos. Nenhum alerta de tsunami foi emitido.
O epicentro do tremor foi registrado a 20 quilômetros de profundidade, na prefeitura de Yamanashi, leste de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão.
O terremoto aconteceu às 7h43 de sábado (20h43 no horário de Brasília) e também foi sentido na capital Tóquio.
Terremotos são comuns no Japão, uma das áreas mais sismicamente ativas do mundo. O país responde por cerca de 20 por cento dos terremotos de magnitude 6 ou superior do mundo.
Em 11 de março de 2011, a costa nordeste do país foi devastada por um terremoto de magnitude 9, o mais forte em toda a história do Japão, e por um violento tsunami, que provocou a pior crise nuclear do mundo em 25 anos desde Chernobyl. O desastre deixou até 23 mil mortos ou desaparecidos.
(Reportagem de Chris Gallagher)

=============================================================================================================



Terremoto atinge região norte da Itália - 27 de janeiro de 2012


ROMA, 27 Jan 2012 (AFP) -Um tremor de terra de magnitude 5,4 sacudiu nesta sexta-feira às 14h53 GMT (12h53 de Brasília) o norte da Itália, na província de Parma, indicou o Instituto Nacional de Geofísica e de Vulcanologia (INGV), sem que tenham sido registrados até agora feridos ou danos materiais.
"Não há feridos nem danos registrados por enquanto, segundo informações reunidas pelos bombeiros e pelas autoridades locais", indicou Demetrio Egidi, diretor da Defesa Civil em Emilia Romagna, região onde fica a cidade de Parma.
O tremor, ocorrido a uma profundidade de 60,8 km, foi sentido em Gênova (Ligúria), Turim, Bolonha e Milão, assim como na Toscana e em Veneza. Muitas pessoas correram para a rua após o terremoto.
Em Milão, o comandante dos bombeiros indicou que havia recebido "muitas ligações de pessoas assustadas que queriam saber o que aconteceu exatamente".
Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano (INGV), o terremoto aconteceu por volta das 15h53 no horário local (12h53 em Brasília) a 60,8 quilômetros de profundidade e teve epicentro na província de Parma (norte da Itália), na região de Emilia Romagna.
Foram recebidas ligações "de diretores de escolas, para quem pedimos que evacuassem os locais até que a situação fosse esclarecida", acrescentou.
Alguns edifícios comerciais também chegaram a ser esvaziados.

=============================================================================================================



Dois terremotos atingem o norte da Itália - 25 de janeiro de 2012


Roma, 25 jan (EFE).- Dois terremotos, o mais recente às 9h10 (6h10 de Brasília) e o primeiro às 0h54 (21h54 de terça-feira de Brasília), com magnitudes de 4,9 e 4,2 na escala Richter e epicentro em Reggio Emilia, foram sentidos nesta quarta-feira em todo o norte da Itália.
Às 0h54 aconteceu o primeiro tremor, atingindo principalmente a província de Verona, mas sem registro de feridos ou danos materiais.
O segundo tremor ocorreu às 9h10 (6h10 de Brasília) e foi sentido em todo o norte do país, com maior força nas cidades de Milão, Turim e Verona, mas também na região central da Toscana.
Em Milão, o terremoto de 10 segundos foi percebido nos andares elevados dos prédios e inúmeros telefonemas foram feitos ao Corpo de Bombeiros de pedidos de informações.
O epicentro dos dois terremotos ocorreu na localidade de Reggio Emilia, considerada uma região sísmica baixa, na classificação do Instituto Italiano de Geofísica. EFE



=============================================================================================================


Terremoto de magnitude 6,2 atinge o sul do México - 21 de janeiro de 2012


Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu hoje a costa do Estado de Chiapas, no sul do México, segundo informou o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor ocorreu às 12h45 (horário local), a uma profundidade de 66,1 quilômetros.
O epicentro do terremoto foi 57 quilômetros a sudoeste da cidade de Mapastepec e 281 quilômetros a oeste da Cidade da Guatemala, na Guatemala. Ainda não existem informações sobre mortos nem grandes prejuízos materiais. As informações são da Dow Jones. 

=============================================================================================================


Terremoto de 5,5 graus sacode cidade iraniana de Neyshabur - 19 de janeiro de 2012


Teerã, 19 jan (EFE).- Um terremoto de 5,5 graus na escala Richter atingiu nesta quinta-feira a cidade de Neyshabur, no nordeste do Irã, sem que por enquanto haja registro de vítimas, informou a televisão estatal iraniana.
O tremor, que aconteceu às 11h35 (de Brasília), provocou o corte de todas as linhas de telefonia fixa e móvel da cidade e seus arredores.
O Irã está situado na confluência de duas das principais placas tectônicas em conflito na Terra e, segundo as autoridades do país, sofre pelo menos um tremor por dia.
O último terremoto de grande intensidade destruiu em dezembro de 2006 grande parte da histórica cidade de Bam, no leste do país, e matou mais de 31 mil pessoas.
O sismo mais devastador, de 7,7 graus na escala Richter, aconteceu em junho de 1990 nas províncias de Zanjan e Gilan, onde morreram 37 mil pessoas e ficaram destruídas 27 cidades e quase duas mil aldeias. EFE

=============================================================================================================


Terremoto de 5,9 graus atinge leste das Filipinas - 17 de janeiro de 2012


Um terremoto de magnitude 5,9 graus atingiu nesta terça-feira a região oriental do arquipélago filipino, mas as autoridades não informaram sobre vítimas ou declararam alerta de tsunami.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos localizou o epicentro no mar, a 50,3 quilômetros de profundidade e a 19 quilômetros de Guiuan, um município litorâneo no sul da ilha de Samar.
A Filipinas se situa sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que sofre cerca de 7 mil tremores por ano, a maioria moderados.EFE


=============================================================================================================


Terremoto de 7,3 graus atinge ilha indonésia de Sumatra - 10 de janeiro de 2012


Um terremoto de magnitude 7,3 graus na escala Richter atingiu a costa oeste da ilha indonésia de Sumatra, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Em comunicado, a entidade indica que o epicentro do tremor se localizou a uma profundidade de 29 quilômetros, 450 quilômetros a sudoeste da cidade de Banda Aceh, na ilha de Sumatra, e 950 quilômetros a oeste de Kuala Lumpur (Malásia).
O terremoto foi detectado à 0h37 de quarta-feira pelo horário local (16h37 desta terça-feira pelo horário de Brasília). Segundo a rede de televisão "ABC", o governo indonésio emitiu um alerta de tsunami.
O Centro de vigilância de tsunamis da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) dos EUA indicou em comunicado que não há previsões de um tsunami devastador, de grandes dimensões, "com base nos dados históricos de terremotos e tsunamis".
"No entanto, há uma possibilidade muito remota de um tsunami local que poderia afetar a costa normalmente localizada não além de 100 quilômetros desde o epicentro do terremoto. As autoridades na região próxima ao epicentro deveriam ser alertadas acerca desta possibilidade", acrescenta.
A Indonésia fica numa intersecção de placas tectônicas em constante movimento, o que faz com que o país sofra frequentes terremotos.
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 8,9 graus de magnitude provocado em Aceh, perto da área onde ocorreu o tremor desta terça-feira, provocou um tsunami que devastou extensas áreas litorâneas na Tailândia, Sri Lanka e Indonésia, país que registrou pelo menos 220 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos.EFE 

=============================================================================================================