01)(SEDUC-PA) Dentre as características da gestão democrática de uma escola, destaca-se o/a:
(A) liberdade de organização do grêmio estudantil.
(B) liberdade e a autonomia para a comunidade escolar definir o currículo.
(C) fortalecimento das relações entre a família e a escola e dos laços de solidariedade humana.
(D) participação de pais, alunos e professores no processo de discussão e deliberação das questões político-administrativas e pedagógicas da instituição escolar.
02)(SEDUC-PA) Tendo como base os saberes necessários à prática educativa definidos por Paulo Freire, pode-se considerar que ensinar exige o/a:
(A) compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
(B) entendimento da educação como processo tecnicista.
(C) efetivo processo de transmissão de conhecimentos.
(D) comprometimento com a educação bancária.
03) (SEDUC-PA) O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o/a:
(A) maior e principal causa da reprovação escolar reside nas práticas avaliativas adotadas pela escola.
(B) processo burocrático instalado no âmbito da escola é o grande responsável pelos altos índices de reprovação escolar.
(C) adoção de práticas pedagógicas que atendam as diferenças individuais do educando com a efetivação do processo avaliativo classificatório constituem os determinantes do fracasso escolar.
(D) fracasso escolar é causado por diversos fatores sejam eles de ordem psicológica, social ou organizacional da escola, sendo a reprovação, bem como a efetivação da repetência um dos fatores determinantes desse fracasso.
04) (SEDUC-PA) Uma instituição educacional, ao construir seu projeto político-pedagógico, na perspectiva da participação coletiva e da gestão democrática, deve pautar-se como pressuposto a:
(A) necessidade de especialistas em elaboração de projetos.
(B) participação de professores, de preferência os que tiverem maior experiência educacional.
(C) participação efetiva da comunidade escolar baseada na responsabilidade de todos numa ação integrada, como elemento norteador.
(D) centralização das tomadas de decisões na equipe da coordenação pedagógica da escola
05) (SEDUC-PA) O planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a
(A) subjetividade, a dimensão individual, a organização e o pragmatismo.
(B) dimensão institucional e as condições estruturais de natureza econômica do sistema educacional.
(C) eficiência individual de todos os que participam do sistema, a dimensão subjetiva e a orientação determinista.
(D) dimensão grupal ou holística e os princípios de totalidade, contradição, práxis e transformação do sistema educacional.
06) (SEDUC-PA) No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condição pedagógica fundamental, a relação professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que
(A) ensinar a memorizar é uma de suas tarefas primordiais, independentemente da área de atuação de sua disciplina.
(B) ele é a autoridade máxima em sala de aula, cabendo-lhe controlar as manifestações que possam colocar em risco o êxito do ensino.
(C) a repetição dos conteúdos é a prática pedagógica fundamental para a aquisição de novos conhecimentos.
(D) normas claras e explícitas e respeito às diferenças individuais contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho educativo e para o sucesso da aprendizagem.
07) (SEDUC-PA) A dimensão formativa da avaliação da aprendizagem caracteriza-se pelo/pela
(A) sua função processual, descritiva e qualitativa, capaz de indicar os êxitos e as dificuldades do aluno ao longo do trabalho escolar.
(B) organização e pelo arquivamento de registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles próprios, com o objetivo de fornecer uma síntese de seu percurso de aprendizagem.
(C) diagnóstico da situação da aprendizagem em que se encontra o aluno no início do processo de ensino.
(D) caráter classificatório e controlador, tendo como objetivo a certificação, no final do percurso escolar.
08) (SEDUC-PA) No contexto da sociedade brasileira contemporânea, marcada por grandes diferenças sociais, cabe à escola
(A) reconhecer as diferenças e formar turmas homogêneas.
(B) ignorar as diferenças e realizar o trabalho pedagógico numa perspectiva da homogeneidade.
(C) negar as diferenças e buscar a equidade, com vistas a humanização no ambiente de trabalho.
(D) superar a concepção segundo a qual diferenças são deficiências e saber trabalhar com as diferenças.
09) (SEDUC-PA) Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção defendida por Paulo Freire foi a pedagogia
(A) tradicional.
(B) libertadora.
(C) histórico-crítica.
(D) da Escola Nova.
10) (SEDUC-PA) Para acompanhar a gestão democrática em uma instituição escolar, existe um importante órgão com funções específicas para tal. Trata-se do/da:
(A) Conselho Escolar.
(B) Conselho de Classe.
(C) Coordenação Pedagógica.
(D) Direção do Estabelecimento de Ensino.
11) (SEDUC-PI) A Didática constitui disciplina essencial nos processos de formação de professores, notadamente articulando o saber, o saber-ser e o saber-fazer. No contexto dessa análise, pode-se afirmar CORRETAMENTE, acerca da concepção tradicional de Didática que:
a) refere-se a um conjunto de procedimentos universais relativos à docência;
b) afirma a neutralidade científica do método, a preocupação com os meios desvinculados dos fins e do contexto;
c) caracteriza-se por transcender métodos e técnicas de ensino, buscando articular escola/sociedade;
d) compreende uma doutrina da instrução, revelando-se como um conjunto de normas prescritivas centradas no método;
e) caracteriza-se por estabelecer métodos e técnicas de educação desvinculados dos princípios educacionais.
12) (SEDUC-PI) O processo de seleção dos conteúdos deve ocorrer de forma sistemática e criteriosa, contribuindo para que as experiências de ensino/aprendizagem sejam significativas. A partir dessa concepção, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que se constituem em critérios de seleção de conteúdos de ensino, EXCETO:
a) flexibilidade;
b) utilidade;
c) significação;
d) afetividade;
e) solidariedade.
13) (SEDUC-PI) A avaliação é inerente ao trabalho docente, devendo caracterizar-se como atividade didática contínua, fornecendo subsídios para o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. Nesta acepção, pode-se identificar, CORRETAMENTE, como características da avaliação:
I – reflete a unidade objetivos/conteúdos/métodos;
II – fornece subsídios para a revisão do plano de ensino;
III – constata desempenhos através de testes objetivos;
IV – possibilita a autopercepção do professor acerca de sua prática.
A respeito das afirmações constantes dos itens I a IV, a alternativa CORRETA é:
a) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmações constantes dos itens I, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmações constantes dos itens II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmações constantes dos itens I e III estão corretas.
14) (SEDUC-PI) O Projeto Pedagógico, pensado como instrumento de democratização da escola, postula a necessidade de estabelecimento de relações democráticas no contexto escolar, bem como indica a necessidade de se respeitar a diversidade de características dos atores envolvidos no processo educativo. Em relação ao referido projeto é CORRETO afirmar:
I. desenvolve-se orientado por concepções de educação e de ensino;
II. prevê como base para a atividade pedagógica os princípios tecnicistas;
III. efetiva-se no cotidiano, estando em constante (re)construção;
IV. prioriza as ações técnico-administrativas;
V. articula princípios pedagógicos e administrativos.
A respeito das afirmações constantes dos itens I a V, a alternativa CORRETA é:
a) Apenas as afirmações constantes dos itens II, III e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmações constantes dos itens I, III e V estão corretas.
e) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e V estão corretas.
15) (SEDUC-RO) A educação que visa transmitir conhecimentos não se preocupa em fazer conhecer o que é conhecer. Em contra partida, LUCKESI (1990) assinala que as formas críticas de compreender o mundo vão dando os meios de adquirir uma maneira de ser, uma personalidade, mostrando a necessidade de se precisar olhar a realidade segundo um novo olhar, que precisa ser construído junto aos educandos em sala de aula. O autor sinaliza que se deve refletir sobre as situações que decorre da apropriação dos conhecimentos para a formação da personalidade, estando atentos a formação do comprometimento do educando com:
A) a individualidade.
B) a sua subjetividade.
C) a própria família.
D) seu espaço físico.
E) o outro ser humano.
16) (SEDUC-RO) Na mediação pedagógica, o professor se coloca como facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, fazendo-se ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem, de forma ativa, incentivadora, colaborando para que o aprendiz chegue à satisfação dos objetivos propostos, sendo mediado pelos diferentes parceiros que compõem o universo escolar. O que cabe ao supervisor é se relacionar com o docente, visando contribuir para a relevância da sua relação com os alunos, de maneira diferenciada, qualificada, mas desenvolvendo uma prática semelhante, porque para se tornar um mediador do processo de ensino ele precisará:
A) articular a pedagogia de sala de aula com a institucional.
B) criar momentos de visita à sala de aula em dias marcados.
C) registrar a relação professor-aluno.
D) vistoriar os cadernos de plano.
E) relatar o processo ensino-aprendizagem.
17) (SEDUC-RO) VASCONCELLOS (2002), ao refletir sobre a construção de um Projeto Político-Pedagógico, cita a importância de se entender o conceito de cada uma de suas etapas de elaboração: o marco referencial, o diagnóstico e a programação. O autor nos fala que o diagnóstico vai para além dos elementos de realidade colhidos pela pesquisa, ou seja, um simples levantamento de dados, evidenciando que isso é necessário, mas não suficiente. Ele assinala que em cima dos elementos aí pesquisados tem que se fazer um (a):
A) revisão dos fatos e um julgamento.
B) julgamento e uma tomada de posição.
C) reflexão e uma conceituação.
D) olhar diferencial e uma prática de fazer projetos.
E) prática de fazer projetos e uma tomada de posição.
18) (SEDUC-RO) “Se, na experiência de minha formação, que deve ser permanente, começo por aceitar que o formador é o sujeito em relação a quem me considero o objeto, que ele é o sujeito que me forma e eu, o objeto por ele formado, me considero como um paciente que recebe os conhecimentos-conteúdos acumulados pelo sujeito que sabe e que são a mim transferidos. Nesta forma de compreender e de viver o processo formador, eu, objeto agora, terei a possibilidade, amanhã, de me tornar o falso sujeito da 'formação' do futuro objeto de meu ato formador. É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra: 2004, p.22-23). Nesse sentido, ensinar não é transferir conhecimento e conteúdos, porque:
A) quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes.
B) a docência é superior à discência.
C) não há docência sem discência.
D) o educador é sujeito único do processo ensinoaprendizagem.
E) quem aprende é objeto de quem ensina.
19) (SEDUC-RO) “Se o educador é aquele que sabe, se os alunos são os que não sabem nada, cabe ao primeiro dar, entregar, transmitir, transferir seu saber aos segundos. E este saber não é mais aquele da ‘experiência vivida’, mas sim o da experiência narrada ou transmitida. Não é de surpreender, então, que, nesta visão ‘bancária’ da educação, os homens sejam considerados como seres destinados a se adaptar, a se ajustar. Quanto mais os alunos se empenham em arquivar os ‘depósitos’ que lhes são entregues, tanto menos eles desenvolvem em si a consciência crítica que lhes permita inserir-se no mundo como agentes de sua transformação, como sujeitos. Quanto mais se lhes impõe a passividade, tanto mais, de maneira primária, ao invés de transformar o mundo, eles tendem a se adaptar à realidade fragmentada contida nos ‘depósitos’ recebidos.” (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1974) Para Paulo Freire, o ensino “bancário”:
A) desenvolve o conhecimento necessário para que educador e educando transformem o mundo.
B) permite que professor e educando desenvolvam o pensamento crítico.
C) mantém vivos, no educando, o gosto por aprender; e , no educador, o prazer de ensinar.
D) deforma a necessária criatividade do educando e do educador.
E) transforma educador e educando em problematizadores.
20) (SEDUC-RO) “O planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.” (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 221). Sobre Planejamento Escolar, pode-se afirmar:
I. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
II. A ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes, não fundamentadas em opções político-pedagógicas, pois tem como referência permanente as teorias de aprendizagem.
III. O planejamento escolar engloba três níveis: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
IV. O planejamento é iniciativa do diretor/gestor escolar a partir das necessidades administrativas e pedagógicas da escola e deve ser por ele avaliado.
A alternativa correta é:
A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
B) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
C) Estão corretas I, II e III, somente.
D) Estão incorretas II, III e IV, somente.
E) Todas as afirmativas estão corretas.
21) (SEDUC-MA) Em relação à função social da escola, não se pode conceber a educação como forma de propiciar às crianças, jovens e adultos melhores condições de adaptação ao meio. Conquanto a educação contribua para uma certa conformação do homem à realidade material e social que ele enfrenta. Nessa direção, a escola deve possibilitar a
(A) reprodução dos valores da classe dominante.
(B) inclusão dos saberes produzidos pela classe dominada.
(C) valorização dos conhecimentos cientificamente elaborados.
(D) incorporação dos conhecimentos socialmente válidos para cada sociedade.
(E) compreensão dessa realidade, apropriando-se dela e transformando-a.
22) (SEDUC-MA) Múltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, lazer, entre tantas outras. Estas idéias podem ser colocadas em prática tendo em vista o proposto na reforma curricular e na organização do Ensino Médio quando explicita que é importante compreender que a Base Nacional Comum não pode constituir uma camisa-de-força que tolha a capacidade dos sistemas, dos estabelecimentos de ensino e dos educandos de usufruírem da flexibilidade que a lei não só permite, como estimula. Esta deve ser assegurada na
(A) organização do currículo elaborado pela escola, com ampla participação dos alunos e dos pais.
(B) escolha de um método de ensino a ser adotado pela escola, para o conjunto das disciplinas.
(C) organização dos conteúdos, na metodologia do processo de ensino-aprendizagem e na avaliação.
(D) postura do educador ao reconhecer o aluno como um produtor de conhecimento.
(E) avaliação diagnóstica realizada sistematicamente pelo professor.
23) (SEDUC-MA) Uma das diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular do Ensino Médio, ao considerar a importância de uma educação geral, suficientemente ampla, com possibilidades de aprofundamento [...] sugere que o aumento dos saberes que permitem compreender o mundo, favorece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso crítico e permite a construção do real, mediante a aquisição da autonomia na capacidade de discernir. Esta diretriz deve ser traduzida na proposta pedagógica de
(A) aprender a ser.
(B) aprender a viver.
(C) aprender a fazer.
(D) aprender a conviver.
(E) aprender a conhecer.
Ótima as questões! Como faço para pegar o gabarito?
ResponderExcluirO gabarito está nas próprias questões na alternativa escrita em ITÁLICO.
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