terça-feira, 7 de março de 2023

Plano de Aula. Matemática. EF06MA13.

Plano de Aula - Conteúdos: Números

Objetos de conhecimento: Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da "regra de três".

Habilidades:

  • Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da "regra de três", utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco ou lousa.
  • Problemas envolvendo porcentagens para prática.
  • Lápis e papel para os alunos.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicio a aula relembrando com os alunos o conceito de porcentagem e sua importância no mundo real.

Apresento exemplos práticos em que o cálculo de porcentagens é utilizado, como descontos em compras e aumentos de salários.

2. Discussão e exemplos de estratégias (15 minutos)

Conduzo uma discussão em classe, onde os alunos são encorajados a compartilhar diferentes estratégias para calcular porcentagens sem utilizar a "regra de três".

Apresento exemplos de estratégias, como cálculo mental, proporção, multiplicação por fatores multiplicativos e uso de calculadoras.

3. Resolução de problemas em grupos (20 minutos)

Divido a turma em grupos e distribuo problemas envolvendo porcentagens para serem resolvidos.

Os grupos são encorajados a utilizar as estratégias discutidas anteriormente para solucionar os problemas.

Circulo pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas conforme necessário.

4. Apresentação e discussão dos problemas (15 minutos)

Convido os grupos a compartilharem as soluções para os problemas.

Incentivo a discussão entre os alunos, questionando os métodos utilizados e encorajando-os a explicarem suas estratégias de cálculo.

5. Atividade prática individual (15 minutos)

Distribuo problemas individuais para que cada aluno resolva utilizando suas estratégias pessoais de cálculo de porcentagens.

Estimulo os alunos a utilizar métodos que se sintam mais confortáveis ou eficientes.

6. Discussão e conclusão (10 minutos)

Reunimos novamente em grupo para discutir as resoluções dos problemas individuais.

Realizo uma breve recapitulação dos conceitos discutidos, enfatizando a importância do uso de estratégias pessoais na resolução de problemas de porcentagem.

Avaliação:

Durante a resolução dos problemas em grupo, observo a participação ativa dos alunos e o uso de estratégias adequadas.

Avalio também a precisão das respostas e a capacidade dos alunos em explanar suas estratégias de cálculo.

Observações adicionais:

Recomendo a prática contínua do cálculo de porcentagens em atividades do dia a dia, como compras e promoções, para fortalecer as habilidades dos alunos.

Estimule a utilização de calculadoras para facilitar e agilizar o cálculo de porcentagens, porém, enfatize a importância de compreender os conceitos subjacentes.

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