Plano de Aula de Matemática
Habilidade: EM13MAT203 - Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.
Tópico:
Aplicação de Conceitos Matemáticos em Ações com Uso de Aplicativos e Planilhas
Duração:
2 aulas de 50 minutos cada
Objetivo de Aprendizagem:
- Aplicar conceitos matemáticos em situações práticas que envolvam a utilização de aplicativos e a criação de planilhas, como controle de orçamento familiar e simulação de cálculos de juros, para tomar decisões informadas.
Recursos Necessários:
- Computadores ou dispositivos móveis com aplicativos e software de planilhas instalados, acesso à internet.
Estratégias de Ensino:
Introdução (10 minutos):
1. Apresente a habilidade (EM13MAT203) aos alunos: "Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas, como controle de orçamento familiar e simulação de cálculos de juros, para tomar decisões."
2. Explique como o uso de aplicativos e planilhas pode auxiliar nas decisões baseadas em cálculos matemáticos.
Desenvolvimento (60 minutos):
3. Apresente exemplos práticos de situações que requerem o uso de aplicativos ou planilhas, como o controle de gastos mensais ou simulações de investimentos.
4. Demonstre como usar aplicativos ou criar planilhas para realizar cálculos matemáticos relevantes para essas situações.
5. Ensine os alunos sobre a importância da análise crítica dos resultados obtidos.
Atividade Prática (50 minutos):
6. Divida a turma em grupos e forneça situações hipotéticas que envolvam decisões baseadas em cálculos matemáticos, como escolher entre diferentes opções de investimento.
7. Peça a cada grupo para utilizar aplicativos ou criar planilhas para realizar os cálculos necessários e tomar decisões informadas.
8. Os grupos devem registrar seus passos e resultados em um relatório.
Apresentação e Discussão dos Resultados (20 minutos):
9. Cada grupo apresenta seus resultados à turma, compartilhando as decisões tomadas e a análise feita.
10. Conduza uma discussão sobre as abordagens utilizadas, os resultados obtidos e os aprendizados adquiridos.
Reflexão e Conclusão (10 minutos):
11. Peça aos alunos para refletirem sobre como a aplicação de conceitos matemáticos em situações práticas pode influenciar suas decisões no cotidiano.
12. Reforce a importância de usar ferramentas tecnológicas para tomar decisões informadas.
Avaliação:
13. Avalie a participação dos alunos na atividade prática, a qualidade dos relatórios apresentados e sua capacidade de aplicar conceitos matemáticos em situações práticas com o uso de aplicativos e planilhas, considerando a habilidade (EM13MAT203) da BNCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário