quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática - 4º ano. EF04MA06.

Plano de Aula - Matemática - 4º ano

Habilidade: EF04MA06 - Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivo:

O objetivo desta aula é explorar os diferentes significados da multiplicação e desenvolver estratégias de resolução de problemas que envolvam esses significados. Os alunos irão utilizar o cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos para resolver problemas de multiplicação.

Recursos Necessários:

  • Lousa ou quadro branco
  • Giz ou marcadores para quadro branco
  • Atividades impressas para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando aos alunos os diferentes significados da multiplicação, como adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade. Discuta exemplos de situações do cotidiano em que cada um desses significados pode ser aplicado.

2. Exploração dos significados (15 minutos)

Divida a turma em pequenos grupos e distribua atividades impressas que envolvam os diferentes significados da multiplicação. Incentive os alunos a discutirem e identificarem o significado correto em cada problema.

3. Resolução de problemas (25 minutos)

Distribua novas atividades impressas para os alunos resolverem individualmente. Os problemas devem envolver os diferentes significados da multiplicação e os alunos devem utilizar estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos, para chegar às respostas.

4. Discussão em grupo (15 minutos)

Reúna a turma novamente e incentive os alunos a compartilharem suas estratégias de resolução dos problemas. Faça perguntas para estimular a reflexão sobre as diferentes abordagens e discuta os resultados obtidos.

Avaliação:

Avalie o desempenho dos alunos durante a resolução dos problemas, observando se eles aplicaram corretamente os diferentes significados da multiplicação e se utilizaram estratégias diversas para chegar às respostas.

Observações adicionais:

Incentive os alunos a praticarem diferentes estratégias de resolução de problemas, explorando os diferentes significados da multiplicação no cotidiano. Reforce a importância da flexibilidade de pensamento matemático e da criatividade na resolução de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário