quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º ano. EF02MA09.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando Sequências Numéricas

Habilidade: EF02MA09 - Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Recursos Necessários:

  • Cartões numéricos com os números de 1 a 30;
  • Lápis e papel para os alunos;
  • Objetos manipuláveis, como blocos de montar ou fichas.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Apresente aos alunos a habilidade que será trabalhada: construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

2. Exploração de Sequências (15 minutos)

Entregue os cartões numéricos para cada aluno.

Solicite que eles organizem os cartões em sequências numéricas em ordem crescente ou decrescente.

Peça que identifiquem a regularidade utilizada na sequência e compartilhem com a turma.

3. Construção de Sequências (20 minutos)

Divida a turma em grupos e distribua uma folha de papel para cada grupo.

Solicite que cada grupo escolha um número inicial e crie uma sequência numérica em ordem crescente ou decrescente a partir desse número, utilizando uma regularidade estabelecida.

Os grupos podem utilizar os cartões numéricos e os objetos manipuláveis para auxiliar na construção das sequências.

4. Apresentação e Discussão (15 minutos)

Convide cada grupo a apresentar a sequência construída para a turma.

Incentive-os a explicar a regularidade utilizada e como chegaram à sequência final.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos comparem as diferentes sequências criadas pelos grupos.

5. Atividade Prática Individual (15 minutos)

Distribua uma folha de papel para cada aluno.

Solicite que cada um construa sua própria sequência numérica em ordem crescente ou decrescente, utilizando uma regularidade estabelecida.

Incentive-os a representar visualmente a sequência utilizando símbolos ou desenhos.

6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre as sequências numéricas trabalhadas.

Pergunte aos alunos sobre as regularidades e padrões que perceberam nas sequências construídas.

Finalize a aula destacando a importância de identificar e utilizar regularidades na construção de sequências numéricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário