Plano de Aula - 6º Ano de Matemática
Habilidade: (EF06MA13RS-2) Resolver e elaborar problemas do cotidiano que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, utilizando fluxogramas pessoais, cálculo mental e uso de calculadora, em diferentes contextos, dentre eles, o da educação financeira, orçamento familiar, economia rio-grandense, faturas de água, energia elétrica, telefonia, alimentação, vestuário e saúde.
Recursos Necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Canetas ou giz
- Exemplos de faturas de água, energia elétrica, telefonia, alimentação, vestuário e saúde (opcional)
- Calculadoras (opcional)
Atividades:
Introdução (10 minutos)
Inicie a aula discutindo com os alunos a importância das porcentagens no cotidiano e sua relação com a ideia de proporcionalidade.
Apresente exemplos de situações em que as porcentagens são utilizadas, como descontos em compras, aumento de preços, economia de energia elétrica, entre outros.
Exploração dos Contextos (15 minutos)
Apresente aos alunos diferentes contextos que envolvem porcentagens, como faturas de água, energia elétrica, telefonia, alimentação, vestuário e saúde.
Mostre exemplos de faturas reais e discuta com os alunos as informações presentes nelas, como o consumo, os valores e as porcentagens aplicadas.
Estimule os alunos a identificarem as porcentagens presentes nas faturas e a refletirem sobre sua importância no contexto financeiro e econômico.
Resolução de Problemas (30 minutos)
Distribua problemas relacionados aos contextos apresentados, envolvendo porcentagens, para os alunos resolverem.
Encoraje-os a utilizar fluxogramas pessoais, cálculo mental e, se necessário, calculadoras para auxiliarem na resolução dos problemas.
Circule pela sala, auxiliando os alunos e esclarecendo dúvidas conforme necessário.
Apresentação e Discussão (15 minutos)
Solicite que alguns alunos apresentem as soluções dos problemas resolvidos.
Incentive a discussão entre os alunos, questionando os métodos utilizados, as estratégias empregadas e as conclusões alcançadas.
Estimule-os a compartilharem exemplos de situações do cotidiano em que as porcentagens são aplicadas e discutam suas implicações.
Atividade Prática (20 minutos)
Distribua uma atividade prática em que os alunos devem aplicar porcentagens em diferentes contextos do cotidiano, como calcular descontos, acréscimos, economias, entre outros.
Incentive-os a utilizar os conhecimentos adquiridos na aula, as estratégias pessoais e, se necessário, calculadoras para realizar os cálculos.
Conclusão (10 minutos)
Reúna a turma e faça uma breve reflexão sobre a importância das porcentagens no cotidiano e como elas podem auxiliar nas decisões financeiras.
Destaque a relevância da proporcionalidade na compreensão e resolução de problemas envolvendo porcentagens.
Avaliação:
Avalie o desempenho dos alunos durante a resolução dos problemas e a participação ativa nas discussões em sala de aula.
Observe se os alunos utilizam corretamente os fluxogramas pessoais, realizam cálculos mentais ou com o auxílio de calculadoras, e se aplicam a ideia de proporcionalidade de forma adequada.
Verifique se os alunos conseguem relacionar as porcentagens com os contextos apresentados, como educação financeira, orçamento familiar, economia rio-grandense, entre outros.
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