GÊNESIS - CAPÍTULO 17
"1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o Senhor apareceu a ele e disse: 'Eu sou o Deus todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.
2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente'.
3 Então Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:
4 'Eu estabelecerei a minha aliança contigo, e te multiplicarei extraordinariamente'.
5 Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:
6 'Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de muitas nações.
7 Não te chamarás mais Abrão, mas o teu nome será Abraão, pois eu te constituí pai de muitas nações.
8 Eu te farei extremamente prolífero; de ti farei nações, e reis sairão de ti.
9 Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e ti e os teus futuros descendentes, para ser o teu Deus e o Deus dos teus descendentes.
10 A ti e aos teus futuros descendentes darei a terra em que agora vives como estrangeiro, toda a terra de Canaã como propriedade perpétua; e serei o Deus deles'.
11 Deus disse mais a Abraão: 'Guarda a minha aliança, tu e os teus descendentes, de geração em geração.
12 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e também entre os teus futuros descendentes: todo homem entre vós será circuncidado.
13 Vós sereis circuncidados na carne do prepúcio, e isso será um sinal da aliança entre mim e vós.
14 Com a idade de oito dias, todos os meninos entre vós serão circuncidados, tanto os nascidos em tua casa como os que foram comprados de algum estrangeiro e que não são teus descendentes.
15 Tanto o nascido em tua casa como o comprado com teu dinheiro terão de ser circuncidados. A minha aliança estará marcada na vossa carne como uma aliança perpétua.
16 O incircunciso, seja homem ou mulher, será eliminado do seu povo; quebrou a minha aliança'.
17 Deus disse ainda a Abraão: 'Quanto a Sarai, tua mulher, não mais a chamarás Sarai; o nome dela será Sara.
18 Eu a abençoarei e dela te darei um filho. Da sua descendência farei nações; reis de povos virão dela'.
19 Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e pensou consigo mesmo: 'Um homem de cem anos pode ter um filho? E Sara, com noventa anos, pode dar à luz?'.
20 E Abraão disse a Deus: 'Que Ismael viva diante de ti!'.
21 Mas Deus lhe disse: 'De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e tu o chamarás Isaque. Estabelecerei a minha aliança com ele como aliança perpétua para os seus futuros descendentes.
22 Quanto a Ismael, também te atendi: eu o abençoarei, e farei com que ele seja prolífero e se multiplique extraordinariamente. Será pai de doze príncipes, e dele farei uma grande nação.
23 Contudo, a minha aliança estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz, neste período do próximo ano'.
24 Quando acabou de falar com Abraão, Deus subiu da sua presença.
25 Nesse mesmo dia, Abraão tomou Ismael, seu filho, todos os nascidos em sua casa e todos os comprados com o seu dinheiro, todos os homens de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe tinha ordenado.
26 Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado,
27 e Ismael, o seu filho, tinha treze anos.
28 Naquele mesmo dia, Abraão foi circuncidado, assim como Ismael, seu filho.
29 Todos os homens da sua casa, nascidos em sua casa ou comprados com o seu dinheiro, foram circuncidados com ele." (Gênesis 17:1-29)
Este capítulo é uma continuação das promessas feitas por Deus a Abraão. Deus aparece a Abraão quando ele tinha noventa e nove anos e reafirma sua aliança com ele. Deus muda o nome de Abrão para Abraão, simbolizando sua nova identidade como pai de muitas nações. Deus promete que Abraão se tornará extremamente prolífero e que reis sairão dele. Ele também promete dar a terra de Canaã como herança para Abraão e seus descendentes.
Além disso, Deus institui a prática da circuncisão como um sinal da aliança entre Ele e Abraão. Todos os homens, inclusive os nascidos em sua casa e os comprados de estrangeiros, devem ser circuncidados aos oito dias de idade. Aqueles que não forem circuncidados serão excluídos do povo de Deus.
Neste capítulo, vemos a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas a Abraão. Ele confirma que Sara dará à luz um filho chamado Isaque, apesar de sua idade avançada. Também é mencionado que Ismael, o filho de Abraão com Agar, será abençoado e se tornará pai de doze príncipes, dando origem a uma grande nação.
A circuncisão é estabelecida como um sinal visível da aliança entre Deus e Seu povo. Ela representa a separação e a consagração do povo de Deus, marcando-os como pertencentes a Ele. A obediência de Abraão em cumprir a ordenança da circuncisão demonstra sua fé e submissão a Deus.
Este capítulo revela a importância da fidelidade e da obediência a Deus na vida de Abraão e de seus descendentes. Também aponta para o cumprimento futuro das promessas de Deus por meio do nascimento de Isaque e do estabelecimento da nação de Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário