GÊNESIS - CAPÍTULO 10
"1 Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.
2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
3 Os filhos de Gomer: Asquenaz, Rifate e Togarma.
4 Os filhos de Javã: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
5 Por estes foram repartidas as ilhas das nações, segundo as suas terras, cada uma segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.
6 Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
7 Os filhos de Cuxe: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sabá e Dedã.
8 Cuxe foi pai de Ninrode, este foi o primeiro a ser poderoso na terra.
9 Este foi poderoso caçador diante do SENHOR; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.
10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear.
11 Desta mesma terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir, Calá,
12 e Resem, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
13 Mizraim foi pai de Ludim, de anamim, de leabeim, de naftuim,
14 de patrusim, de casluim (donde saíram os filisteus) e de caftorim.
15 Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, a Hete,
16 a jebuseus, amorreus, girgaseus,
17 a heveus, arqueus, sineus,
18 a arvadeus, zemareus e hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
19 Foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, e indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
20 Estes são os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.
21 Também a Sem nasceram filhos (foi ele o pai de todos os filhos de Héber) e irmão mais velho de Jafé.
22 Os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
23 Os filhos de Arã: Uz, Hul, Géter e Más.
24 Arfaxade gerou a Selá, e Selá gerou a Héber.
25 E a Héber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.
26 Joctã gerou a Almodá, Salefe, Hazarmavé, Jerá,
27 Hadorão, Uzal, Dicla,
28 Obal, Abimael, Sebá,
29 Ofir, Havilá e Jobabe; todos esses foram filhos de Joctã.
30 E a sua habitação foi desde Messa, indo para Sefar, montanha do oriente.
31 São estes os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, segundo as suas nações.
32 Estas são as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, segundo as suas nações; e destes foram repartidas as nações na terra depois do dilúvio."
O capítulo 10 do livro de Gênesis, também conhecido como "Tabela das Nações" ou "Genealogia dos Filhos de Noé", apresenta uma lista das descendências de Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé, que povoaram a terra após o dilúvio. Aqui estão algumas observações e interpretações comuns deste capítulo:
Origem das nações
O capítulo descreve as diferentes linhagens e descendências que se desenvolveram a partir dos filhos de Noé, que eventualmente se tornaram diferentes nações e povos.
Divisão geográfica
As nações são identificadas com base em suas terras, línguas, famílias e descendências. Isso sugere que houve uma dispersão dos descendentes de Noé por toda a terra, formando diferentes grupos étnicos e culturais.
Importância teológica
A lista genealógica mostra a continuidade da história da humanidade após o dilúvio e como as diferentes nações se desenvolveram. Isso estabelece um contexto para as futuras narrativas bíblicas e para a história do povo de Israel.
Propósito histórico
Essa tabela genealógica serviu como uma forma de conectar as origens das nações com o evento do dilúvio e traçar as raízes das nações até seus ancestrais comuns em Noé.
Importância da diversidade
A variedade étnica e cultural apresentada na lista destaca a diversidade e a multiplicidade de povos que surgiram da família de Noé. Isso ressalta a visão bíblica da humanidade como tendo origens comuns, mas também abraçando a diversidade e a pluralidade.
É importante lembrar que essas são apenas algumas observações e interpretações comuns, e há uma variedade de perspectivas teológicas e acadêmicas sobre este capítulo específico. A interpretação detalhada requer um estudo mais aprofundado, levando em consideração fatores históricos, culturais e teológicos.
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