Um exemplo de plano de aula de Matemática para séries dos anos finais do fundamental
Plano de Aula: Poliedros Convexos - Baseado na BNCC
Nível: Ensino Fundamental II (8º ano)
Duração: Aproximadamente 2 aulas (50 minutos cada)
Objetivos:
Reconhecer e identificar poliedros convexos, suas características e propriedades.
Descrever a relação entre faces, arestas e vértices em poliedros convexos.
Analisar a presença de poliedros convexos em situações cotidianas e na natureza.
Aplicar conceitos de geometria espacial para resolver problemas relacionados a poliedros convexos.
Utilizar a linguagem matemática para expressar ideias, argumentar e comunicar resultados.
Competências e Habilidades da BNCC:
Matemática: (EF08MA16) Analisar as características e propriedades dos poliedros convexos (número de faces, vértices, arestas), identificando e descrevendo as relações entre eles.
Recursos necessários:
Quadro branco ou flipchart.
Marcadores coloridos.
Imagens e modelos de poliedros convexos.
Fichas com exercícios ou problemas relacionados a poliedros convexos.
Aula 1:
Introdução (10 minutos)
a. Inicie a aula questionando os alunos se eles sabem o que são poliedros convexos e quais características esses sólidos apresentam.
b. Anote as ideias-chave no quadro branco e faça uma breve discussão em grupo.
Exploração de Poliedros Convexos (30 minutos)
a. Apresente diferentes modelos de poliedros convexos, como cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro, entre outros. Mostre imagens e modelos físicos, se disponíveis.
b. Peça aos alunos para observarem os poliedros apresentados e destacarem as características de cada um, como o número de faces, vértices e arestas.
c. Incentive-os a compartilhar suas observações e discuta as relações entre as características dos poliedros.
Atividade Prática em Grupo (30 minutos)
a. Divida a turma em grupos e distribua fichas com exercícios ou problemas relacionados a poliedros convexos.
b. Os alunos devem trabalhar em equipe para resolver os exercícios, aplicando os conceitos aprendidos sobre poliedros convexos.
c. Circule pela sala, auxiliando e orientando os grupos conforme necessário.
Aula 2:
Revisão (10 minutos)
a. Inicie a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos abordados na aula anterior, como características e propriedades dos poliedros convexos.
b. Verifique a compreensão dos alunos por meio de perguntas e discussão em grupo.
Aplicação Prática (30 minutos)
a. Proporcione aos alunos uma atividade prática em que eles possam encontrar exemplos de poliedros convexos em sua vida cotidiana. Isso pode ser feito através de uma pesquisa visual, fotografando objetos que apresentam formas poliédricas.
b. Peça aos alunos que compartilhem suas descobertas com a turma, explicando as características dos poliedros encontrados e sua relação com os conceitos estudados.
Resolução de Problemas (30 minutos)
a. Distribua fichas com problemas desafiadores relacionados a poliedros convexos.
b. Os alunos devem trabalhar individualmente para resolver os problemas, aplicando seus conhecimentos sobre características e propriedades dos poliedros.
c. Incentive-os a apresentarem suas estratégias e soluções para a turma.
Encerramento (10 minutos)
a. Faça uma síntese das principais ideias discutidas durante as aulas, enfatizando a importância dos poliedros convexos na geometria espacial.
b. Relembre os conceitos e as relações entre faces, vértices e arestas em poliedros convexos.
c. Encoraje os alunos a continuarem explorando e investigando sobre poliedros convexos em seu dia a dia.
Observações:
Durante as aulas, estimule a participação ativa dos alunos, realizando perguntas que promovam a reflexão e o debate.
Utilize recursos visuais, como imagens e modelos de poliedros convexos, para tornar o conteúdo mais concreto e visualmente atrativo.
Valorize a comunicação matemática, incentivando os alunos a expressarem suas ideias, argumentarem suas soluções e se comunicarem de forma clara e precisa.
Ao elaborar as atividades práticas, busque contextos próximos à realidade dos alunos, relacionando os poliedros convexos com objetos e situações do cotidiano.
Ao avaliar os alunos, considere não apenas a resolução correta dos exercícios, mas também sua capacidade de argumentação, organização das ideias e compreensão das relações entre os elementos dos poliedros convexos.
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