terça-feira, 27 de março de 2018

Questões sobre a disciplina Projetos Interdisciplinares

Questões sobre a disciplina Projetos Interdisciplinares
Questões de provas da disciplina Projetos Interdisciplinares


 Projetos Interdisciplinares

1. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?
a) A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
b) A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
c) A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.***
d) A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.


2. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto, as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto
a) a localização da escola, a disponibilidade de recursos, a conscientização da comunidade da escola sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento cognitivo da criança.
b) a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.***
c) a idade das crianças, o desempenho escolar e sua capacidade de representação simbólica.
d) os conteúdos implícitos nas atividades planejadas para o projeto, as necessidades educativas das crianças e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.


3. Leia:
Requer uma ação crítica que conviva com as incertezas, contradições e ambiguidades, que reflita a realidade de tal modo que contribua para a formação de cidadãos capazes de conviverem e modificarem seu entorno social, cultural e natural. É a superação da linearidade e a fragmentação do ensino. A afirmativa acima refere-se à(às)
a) globalização dos conteúdos.
b) interdisciplinaridade.***
c)  metodologias ativas para o ensino-aprendizagem.
d) integração de atividades de aprendizagem.


4. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.
É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:
a) avaliação do desenvolvimento infantil.
b) avaliação institucional.***
c) avaliação de aprendizagem.
d) avaliação profissional.


5. São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:

A) instrução sistemática e currículo prévio.***
B) currículo emergente e currículo prévio.
C) pedagogia de projetos e instrução sistemática.
D) projetos interdisciplinares e currículo emergente.


6. Qual teórico tinha convicção de que nos primeiros anos da vida do homem residia a chave para o sucesso ou para o fracasso de seu desenvolvimento pleno;que comparava a criança a uma semente que, se bem adubada e exposta a condições favoráveis do meio ambiente, desabrochava numa árvore completa, madura, capaz de dar frutos saudáveis que perpetuarão sua espécie?
A) Gullian Dalhberg.
B) Frederick Froebel.***
C) John Locke.
D) John Dewey.


7. Alfabetizar em si é
A) um processo que se inicia no 1.º ano do Ensino Fundamental, momento em que as crianças inauguram o seu contato direto com a linguagem escrita.
B) um processo de decodificação de símbolos escritos, como letras e números.
C) um processo que inclui, essencialmente, a propriedade de associar palavras e expressões a ideias e conceitos correspondentes.
D) um processo de aquisição e domínio da linguagem escrita e oral abrangendo as capacidades ou habilidades de assimilar o significado real do texto lido e escrever de forma legível qualquer coisa que diria oralmente.***


8. Também chamada de aula de descobertas, é quando as crianças se deslocam para um determinado lugar para investigar o ambiente: observar, anotar, questionar, entrevistar, captar imagens:
A) observação.
B) entrevista.
C) aula-laboratório.
D) aula-passeio.***


9. As tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas abordagens.
 A primeira baseia-se na própria origem das preschools (pré-escola), em que a ideia central é
A) que a brincadeira é o recurso privilegiado para otimizar o desenvolvimento infantil e estabelecer relações da criança com a diversidade cultural de seu grupo, por isso, uma boa estratégia do educador é deixar as crianças criarem, por elas mesmas, as condições para o brincar.
B) padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da escolarização.***
C) que no dia a dia das práticas de educação pré-escolar, os educadores são coadjuvantes no processo de aprendizagem das crianças e devem seguir seus propósitos interferindo o mínimo possível em sua busca pelo conhecimento.
D) um currículo para a educação pré-escolar; a leitura e a escrita devem ser negligenciadas em favor do jogo e da expressão artística.


10. Pode ser instalado em qualquer lugar na escola e/ou na comunidade, desde que fisicamente adequado, onde são oferecidas oportunidades para produção independente de atividades e para a aprendizagem sistemática através da investigação criativa:
A) álbum de ciências.
B) canto de ciências.
C) laboratório lúdico infantil.***
D) feira de ciências.


11. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?
A) A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.***
B) A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
C) A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
D) A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.


12. Leia o enunciado abaixo e responda:
 Um dos encaminhamentos que poderá nortear e auxiliar a construção de um trabalho pedagógico relacionado com a criança e suas necessidades de letramento, como processo de inserção e apropriação da cultura letrada, é
A) a estruturação e organização de um currículo contextualizado, o que constitui um desafio para toda a comunidade escolar.***
B) a motivação do professor para inspirar-se em manuais e guias que orientam como ensinar, transmitindo conhecimentos de forma clara e acessível.
C) a motivação do professor para ser aquele que dirige as ações dos alunos em função dos objetivos propostos pelo programa curricular.
D) a reprodução de atividades pedagógicas tidas como adequadas para crianças em fase inicial da alfabetização.


13. Refere-se às características do trabalho com projetos:
A) a motivação é gerada pela necessidade da criança de se apropriar dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
B) o desejo da criança de trabalhar para o professor e de obter recompensas, isto é, as crianças trabalham com vistas à avaliação externa feita pelo professor sobre o desempenho do aluno.
C) aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática.***
D) o professor seleciona atividades de aprendizagem e fornece materiais em um nível de instrução adequado.


14. É objetivo da pedagogia de projetos
A) experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.
B) avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
C) captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
D) desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.***


15. É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio
A) avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.
B)  acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.
C) guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.
D) contribuir com o portifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.***


16. Leia:
    Requer uma ação crítica que conviva com as incertezas, contradições e ambiguidades, que reflita a realidade de tal modo que contribua para a formação de cidadãos capazes de conviverem e modificarem seu entorno social, cultural e natural. É a superação da linearidade e a fragmentação do ensino. A afirmativa acima refere-se à(às)
A) globalização dos conteúdos.
B) integração de atividades de aprendizagem.
C)  metodologias ativas para o ensino-aprendizagem.
D) interdisciplinaridade.***


17. Leia:
 Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:
A) laboratório lúdico infantil.
B) mostra anual de ciências e artes.
C) projetos e pesquisas.***
D) cantinho de ciências.


18. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?
A) Todos os envolvidos no projeto comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc.
B) Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma.***
C) O professor pode ser o mediador e o moderador do debate sobre a relevância de alguns tópicos em relação aos outros e incentivar que os próprios alunos entrem em acordo. Além disso, ele pode também sugerir outras maneiras que facilitem a escolha por parte dos alunos, especialmente, em situações de impasse, como sorteios, eleições, enquetes com outros membros fora da turma para consultar outros pontos de vista etc.
D)  Entrevistar individualmente cada criança e a partir dessas conversas eleger o tema que mais se aproxima do planejamento do professor.


19.Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?
A) Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.
B) Concepção romântica de criança e de infância.
C) Concepção científica de criança e de infância.***
D) Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.


20.O que é portfólio?
A) É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.
B) É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.
C) É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.***
D) É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.


21. Leia:
São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:
A) currículo emergente e currículo prévio.
B) pedagogia de projetos e instrução sistemática.
C) instrução sistemática e currículo prévio.***
D) projetos interdisciplinares e currículo emergente.


22.Refere-se às características do trabalho com projetos:
A) a motivação é gerada pela necessidade da criança de se apropriar dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
B) o professor seleciona atividades de aprendizagem e fornece materiais em um nível de instrução adequado.
C) o desejo da criança de trabalhar para o professor e de obter recompensas, isto é, as crianças trabalham com vistas à avaliação externa feita pelo professor sobre o desempenho do aluno.
D) aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática.***


23.É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.
É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:
A) avaliação de aprendizagem.
B) avaliação profissional.
C) avaliação do desenvolvimento infantil.
D) avaliação institucional.***


24. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?
A) A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
B) A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
C) A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.***
D) A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.


25.Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como
A) capacidades.
B) especialidades.***
C) grupos de pesquisas.
D) habilidades.


26.Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?
A) Entrevistar individualmente cada criança e a partir dessas conversas eleger o tema que mais se aproxima do planejamento do professor.
B) Todos os envolvidos no projeto comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc.
C) O professor pode ser o mediador e o moderador do debate sobre a relevância de alguns tópicos em relação aos outros e incentivar que os próprios alunos entrem em acordo. Além disso, ele pode também sugerir outras maneiras que facilitem a escolha por parte dos alunos, especialmente, em situações de impasse, como sorteios, eleições, enquetes com outros membros fora da turma para consultar outros pontos de vista etc.
D) Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma.***


27. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?
A) É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.***
B) Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
C) É inocente e sua fragilidade psicológica é cotidianamente desrespeitada pela mídia e pelas novas tecnologias.
D) Na ideia de que a criança possui tendência para desviar-se para o mal por isso necessita de limites e disciplina do corpo, da mente e da vontade.


28. Leia abaixo:

Qual autor destaca a importância do controle da família sobre a criança, a fim de que suas máximas educativas possam ser colocadas em prática e transformadas em hábitos, que contesta que a infância seja a idade da inocência e que adverte para os perigos da paparicação que acaba por corromper os princípios da natureza?

A) John Locke.***
B) Maria Montessori.
C) John Dewey.
D) Jean Jack Rousseau.


29. Leia:
São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:

A) currículo emergente e currículo prévio.
B) projetos interdisciplinares e currículo emergente.
C) pedagogia de projetos e instrução sistemática.
D) instrução sistemática e currículo prévio.***


30. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989), atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos.
Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que:

A) apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.
B) é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.
C) é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.***
D) apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.


31. Freinet (2001) sugere a criação das BTs - Bibliotecas de Trabalho, que são

A) espaços para conservação de acervo de documentos escritos e de imagens que tratam sobre o trabalho desenvolvido pela comunidade e sua cultura.
B) espaços destinados a manter um acervo acerca da História da Escola e de suas metodologias para o ensino e a aprendizagem
C) espaços para a exposição de experiências científicas.
D) espaços e ambientes de exposição e circulação de livros feitos pelas crianças.***


32. Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como
A) habilidades.
B) grupos de pesquisas.
C) capacidades.
D) especialidades.***




2 comentários:

  1. Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?
    a )
    Porque o professor capta ideias e interesses dos alunos para serem usados nos projetos interdisciplinares - usando técnicas de observação e registro o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem seus alunos mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.


    b )
    Porque os professores comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem- se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc. Motivam desse modo a proximidade da relação entre pais e filhos e entre escola e família e dessas instâncias com sua comunidade e sua realidade social.


    c )
    Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade.


    d ) Porque os professores realizam registro audiovisual das etapas do projeto, incluindo todas as etapas do processo, não apenas o produto final. Coleta-se essas produções; os professores selecionam junto com as crianças os materiais a serem documentados em portfólios que irão mostrar o desenvolvimento do projeto. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisa, alguém que gera novas ideias sobre currículo e aprendizagem.

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