terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Formação de Nuvens x Aerossóis

Formação de Nuvens x Aerossóis



As nuvens são compostas de bilhões de gotículas de água e/ou partículas de gelo. Quando o ar está saturado com a umidade, o vapor d'água muda de fase para água líquida (condensação). A água líquida coleta partículas na atmosfera conhecidas como núcleos de condensação de nuvens (NCN). Alguns aerossóis tais como sal marinho, sulfatos e nitratos são higroscópicos, o que significa que eles podem acelerar a condensação de água e então o ar não tem de ser completamente saturado com umidade.
Há uma quantidade limitada de umidade no ar para coletar núcleos de condensação de nuvem. Nuvens com alguns núcleos de condensação de nuvens têm grandes gotas de água pois a umidade não tem de ser espalhada. A introdução de aerossóis produzidos pelos humanos na atmosfera aumenta o número de partículas disponíveis para se tornar núcleos de condensação de gelo. Como resultado as nuvens têm mais e menores gotas de água. Isto aumenta a refletividade das nuvens e faz elas durarem mais tempo.
Para nuvens produzirem chuva, as gotas de água devem atingir um tamanho suficientemente grande. Quando duas gotas pequenas colidem elas podem se combinar para formar uma gota grande. Este processo continuará até as gotas estarem grande o suficiente para produzir chuva. Entretanto, a possibilidade de colisão diminui para gotas menores, então numa nuvem com muitas gotas pequenas esse processo pode demorar mais que a quantidade usual de tempo. Quando a chuva cai, a nuvem pode ter sido levada para mais longe do seu ponto de origem, possivelmente afetando a quantidade natural de chuva numa área.