Novo Acordo Ortográfico: Principais Mudanças
Acentuação
No novo Acordo Ortográfico, houve simplificação das regras de acentuação. Foram eliminados os acentos diferenciais em palavras homógrafas, como "pára" (verbo parar) e "para" (preposição). O trema também foi abolido, eliminando a sua utilização em palavras como "linguiça" e "sequência". Além disso, algumas palavras passaram a ter acento agudo em novas posições, como "ideia" e "assembleia".
Hífen
O uso do hífen também passou por alterações. Os prefixos "co-", "re-", "pre-" e outros deixaram de ser seguidos de hífen quando a palavra seguinte começa com uma vogal ou "h". Por exemplo, agora escrevemos "coautor" e "reunião". A maioria dos compostos agora é escrita sem hífen, como "autoescola" e "girassol". No entanto, algumas exceções persistem, como "inter-racial" e "pré-história".
Uso do "c" e "p"
O uso das letras "c" e "p" também sofreu alterações. Agora, essas letras não são mais duplicadas depois de um ditongo final, como em "recepção" e "aceitar". No entanto, ainda há casos em que a duplicação ocorre, como em "interceptar" e "receptivo".
Maiúsculas e Minúsculas
O novo Acordo Ortográfico trouxe mudanças nas regras de uso de maiúsculas e minúsculas. Os nomes de meses, dias da semana e estações do ano passaram a ser escritos com minúscula, a menos que iniciem uma frase. Por exemplo, agora escrevemos "janeiro" e "segunda-feira". No entanto, em títulos, nomes próprios e inícios de frases, mantém-se o uso das maiúsculas convencionais.
Outras Alterações
Além das mudanças mencionadas, o novo Acordo Ortográfico trouxe alterações em relação ao uso de letras maiúsculas em títulos, abreviaturas e siglas, bem como no uso do trema e do apóstrofo. O trema foi abolido, deixando de ser utilizado em palavras como "linguiça" e "cinquenta". O apóstrofo foi simplificado, sendo utilizado apenas para indicar a elisão da letra "a" antes de palavras iniciadas por "o" ou "h". Por exemplo, "àquele" se tornou "aquele".
Nenhum comentário:
Postar um comentário