Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA02)
Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração de números naturais, com significados de juntar, acrescentar, comparar, completar, igualar e repartir, com a utilização de estratégias diversas.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando diferentes estratégias, e compreendendo os significados de juntar, acrescentar, comparar, completar, igualar e repartir.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
- Problemas de adição e subtração previamente preparados
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula revisando os significados de adição e subtração, como juntar, acrescentar, comparar, completar, igualar e repartir.
b) Discuta exemplos de situações cotidianas em que esses significados podem ser aplicados.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos problemas de adição e subtração que envolvam os significados discutidos. Por exemplo:
- João tinha 5 balas e ganhou mais 3. Quantas balas ele tem agora?
- Maria tem 10 figurinhas e deu 4 para sua amiga. Quantas figurinhas ela tem agora?
b) Peça aos alunos que, individualmente, resolvam os problemas utilizando as estratégias que considerarem adequadas, como cálculo mental, contagem, desenho ou algoritmos convencionais.
c) Incentive-os a registrar seus processos e resultados de forma clara e organizada.
3. Discussão em grupo (10 minutos):
a) Peça a alguns alunos que compartilhem suas estratégias e soluções com a turma.
b) Promova a discussão em grupo, destacando diferentes abordagens utilizadas pelos alunos para resolver os problemas.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre os problemas discutidos na aula anterior e os diferentes significados da adição e da subtração.
b) Faça uma revisão rápida das estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas.
2. Elaboração de problemas (30 minutos):
a) Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo uma lista de números e contextos diferentes.
b) Peça aos grupos que elaborem problemas de adição e subtração com os números fornecidos, seguindo os significados discutidos.
c) Os grupos devem trocar suas listas de problemas e resolvê-los uns dos outros.
3. Apresentação e discussão (10 minutos):
a) Peça a cada grupo que apresente um problema elaborado e sua resolução para a turma.
b) Promova a discussão sobre as estratégias utilizadas, os significados envolvidos e as possíveis soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário