terça-feira, 17 de março de 2020

Comparação de Números Inteiros. Ordem Crescente. Ordem Decrescente.


Comparação de Números Inteiros
Ordem Crescente e Ordem Decrescente


Observe a representação gráfica dos números inteiros na reta.


Dados dois números quaisquer, o número que está à direita é o maior deles, e o que está à esquerda, o menor deles.

Exemplos:

a) -4 é menor que  -2, pois está à esquerda de -2, ou simbolicamente, -4 < -2.
b) -2 é menor que +1, pois está à esquerda de +1, ou simbolicamente, -2 < -1.
c) -1 é maior que -3, pois está à direita de -3, ou simbolicamente, -1 > -3.
d) + 2 é maior que -4, pois está à direita de -4, ou simbolicamente, +2 > -4.

Exercícios

1. Qual é o MAIOR número?
a) +1 ou -10?
b) -7 ou -11?
c) +7 ou -9?
d) -5 ou +4?
e) -12 ou -11?
f) -9 ou -8?
g) +9 ou +8?
h) -30 ou -15?
i) -50 ou +50?

2. Seja o conjunto A = {-20, -5, 0, 5, 12, -1, 8, 15}.
a) Qual é o menor elemento do conjunto A?
b) Qual é o maior elemento do conjunto A?

3.Compare os seguintes pares de números, utilizando os símbolos <, > ou =:
a) +2____+3
b) +5____-5
c) -3____+4
d) +1____-1
e) -3_____-6
f) -3_____-2
g) -8_____-2
h) 0_____-5
i) -2____0
j) -2_____-4
k) -4_____-3
l) 5_____-5
m) 10____+10
n) -30_____-10
o) -85_____85
p) 100____-200
q) -450_____300
r) -500_____-400

4. Coloque os números em ordem crescente (usando o sinal <):
a) -9, -3, -7, +1, 0.
b) -2, -5, -6 -3, -8.
c) 5, -3, 1, 0, -1, 20.
d) +25, -3, -18, +15, +8, -9.
e) +60, -21, -34, -105, -90.
f) -400,0+620, -840, +1000, -100.

5. Coloque os números em ordem decrescente (usando o sinal  >):
a) +3, -1, -6, +5, 0.
b) -4, 0, +4, +6, -2.
c) -5, 1, -3, 4, 8.
d) +10, +6, -3, -4, -9, +1.
e) -18, +83, 0, -172, -64.
f) -286, -740, +827, 0, +904.

6. Coloque os números em ordem crescente, usando o sinal <:
a) 423, -243, 234, -324, -432, 342, 243.
b) 5055, -5005, 5505, 5005, -5055, -5505.