Comparação
de Números Inteiros
Ordem Crescente e Ordem Decrescente
Observe
a representação gráfica dos números inteiros na reta.
Dados
dois números quaisquer, o número que está à direita é o maior deles, e o que
está à esquerda, o menor deles.
Exemplos:
a) -4 é
menor que -2, pois está à esquerda de -2,
ou simbolicamente, -4 < -2.
b) -2 é
menor que +1, pois está à esquerda de +1, ou simbolicamente, -2 < -1.
c) -1 é
maior que -3, pois está à direita de -3, ou simbolicamente, -1 > -3.
d) + 2 é
maior que -4, pois está à direita de -4, ou simbolicamente, +2 > -4.
Exercícios
1. Qual
é o MAIOR número?
a) +1 ou
-10?
b) -7 ou
-11?
c) +7 ou
-9?
d) -5 ou
+4?
e) -12
ou -11?
f) -9 ou
-8?
g) +9 ou
+8?
h) -30
ou -15?
i) -50
ou +50?
2. Seja
o conjunto A = {-20, -5, 0, 5, 12, -1, 8, 15}.
a) Qual
é o menor elemento do conjunto A?
b) Qual
é o maior elemento do conjunto A?
3.Compare
os seguintes pares de números, utilizando os símbolos <, > ou =:
a)
+2____+3
b)
+5____-5
c)
-3____+4
d)
+1____-1
e)
-3_____-6
f)
-3_____-2
g)
-8_____-2
h)
0_____-5
i)
-2____0
j)
-2_____-4
k)
-4_____-3
l)
5_____-5
m)
10____+10
n)
-30_____-10
o)
-85_____85
p)
100____-200
q)
-450_____300
r)
-500_____-400
4. Coloque
os números em ordem crescente (usando o sinal <):
a) -9,
-3, -7, +1, 0.
b) -2,
-5, -6 -3, -8.
c) 5,
-3, 1, 0, -1, 20.
d) +25,
-3, -18, +15, +8, -9.
e) +60,
-21, -34, -105, -90.
f)
-400,0+620, -840, +1000, -100.
5.
Coloque os números em ordem decrescente (usando o sinal >):
a) +3,
-1, -6, +5, 0.
b) -4,
0, +4, +6, -2.
c) -5,
1, -3, 4, 8.
d) +10,
+6, -3, -4, -9, +1.
e) -18,
+83, 0, -172, -64.
f) -286,
-740, +827, 0, +904.
6. Coloque
os números em ordem crescente, usando o sinal <:
a) 423,
-243, 234, -324, -432, 342, 243.
b) 5055,
-5005, 5505, 5005, -5055, -5505.