quinta-feira, 29 de março de 2018

Cidadania Italiana. Como conseguir? O que devo fazer primeiro?

(PÁGINA EM CONSTRUÇÃO)

Cidadania Italiana. Como conseguir? O que devo fazer primeiro? 

Resolvi escrever esse post, pois como já pesquisei muito para adquirir a minha cidadania italiana e percebi que várias pessoas que desejam tentar fazer e nem sequer tem ideia da árvore genealógica da sua família. Muitos desejam a cidadania, mas nem correr atrás da papelada vai. É sempre a mesma história: "como você conseguiu a cidadania?", "o que tem que fazer primeiro?", "demorou quanto tempo para conseguir o passaporte italiano?" (percebam que cidadania italiana não é passaporte italiano) e por aí vai. Aqui no Rio Grande do Sul, como há várias famílias com ascendentes italianos é muito comum ver pessoas que são curiosas sobre os seus ancestrais e por isso comentam sobre família, avós, bisavós, costumes como culinária italiana entre outros. É claro, muito se escuta "como esse pessoal se acha só porque são descendentes de italianos". Acredite, isso é comum de se ouvir. Só porque somos descendentes de italianos não somos melhores que os demais. É comum ter orgulho de manter as tradições e seguir costumes. Assim como o gaúcho segue o costume de churrasco, e chimarrão, assim como o baiano segue com o famoso acarajé, assim como o nordestino segue com sua cultura musical de forró, etc...Cada região desse país tem suas peculiaridades.
Mas como conseguir a cidadania italiana? Bom, isso depende muito mais do seu esforço do que o esforço de qualquer outro.
O que devo fazer primeiro para dar entrada na cidadania italiana? 
A primeira coisa a se fazer é saber mais sobre a sua família. Quem são seus avós maternos? Quem são seus avós paternos? Quem são seus bisavós? Faça um esboço da árvore genealógica e chegue até aquele parente que será seu foco: o seu ascendente vindo da Itália. Sim! Aquele que geralmente se escuta em rodas de conversa em encontros de família "...veio de navio junto com seus irmãos e pais...". Esse será p seu ascendente. E o que você deve saber sobre seu ascendente? Bom, vou colocar uma numeração aqui para facilitar a compreensão. Caso esteja com muita pressa sugiro que procure em outro site ou blog. Pressa nesse momento e futuramente só atrasará mais a sua compreensão.

1. Descubra quem é o seu ascendente italiano.
Esse ascendente é aquele que nasceu na Itália e veio para o Brasil e faleceu aqui.

2. Mas e os pais do meu ascendente
Bom, sobre os pais dele bem como seus nomes você encontrará na certidão de nascimento do seu ascendente que está registrada em algum cartório na cidade onde esse ascendente nasceu.

3. E agora? Saiba o nome do comune (cidade) onde o ascendente nasceu. 
Isso será necessário para encontrar o "certificato di battesimo", ou seja, a certidão de nascimento do seu ascendente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário