terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Questões sobre Meteorologia Básica - com respostas

Questões sobre Meteorologia Básica - com respostas


01) Por que a pressão diminui com a altura?
A pressão é o peso do ar (ou peso da coluna de ar) acima de você na atmosfera. Como a atmosfera, eventualmente, acaba e se torna o espaço exterior, e caso você viajar para cima na atmosfera existirá menos ar acima de você. Assim, a pressão diminui à medida que você viaja para cima.

02) Por que muitas vezes montanhistas respiram oxigênio engarrafado perto do cume de montanhas altas? 
A densidade diminui com a altura também, e como tal, o ar é mais fino no cume de montanhas altas. Assim, há menos moléculas de oxigênio por cada inspirada de ar, muitas vezes necessitando de suplementação, ou seja, o oxigênio comprimido.


03) Por que a temperatura aumenta com a altura na estratosfera?
A estratosfera contém uma camada da atmosfera com altas concentrações de ozônio, um gás que absorve fortemente radiação ultravioleta, causando um aquecimento da camada. Como a radiação que entra na atmosfera vinda do Sol atinge a estratosfera superior primeiro, as moléculas de ozônio aqui fazem a maior parte da absorção, e as moléculas mais baixas fazem menos. Assim, as taxas de aquecimento aumentam com o aumento da altura ao longo da estratosfera.

04) Por que, muitas vezes termômetros de mínima são cheios de álcool ao invés de mercúrio?
O álcool tem uma temperatura de congelamento muito inferior (-139°C) do que o mercúrio (-39°C), então o álcool é preferível entre os termômetros de mínima, que devem funcionar em qualquer lugar da Terra (baixa temperatura recorde -89°C).


05) Enumere duas vantagens dos satélites de órbita polar.
Aumento da resolução de detalhes em relação a satélites geoestacionários. Sem atenuação de sinais devido à curvatura da Terra (como em imagens geoestacionárias). Melhor representação das regiões polares.


06) Enumere duas fontes de erros relacionados aos barômetros de mercúrio.
A tensão superficial no menisco torna difícil medir a altura exata da coluna. As variações da temperatura causam a expansão/contração do mercúrio e, portanto, podem influenciar a medição da pressão.

07) Por que estão ampliando as estratégias de design usadas em instrumentos meteorológicos?
Os meteorologistas precisam ser capazes de medir pequenas mudanças em variáveis meteorológicas. Assim, os dispositivos mecânicos que amplificam pequenas alterações da quantidade medida são utilizados para fins deste propósito.


08) Faça um desenho esquemático do perfil vertical de temperatura na atmosfera e indique as quatro primeiras camadas.