terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Escala dos movimentos atmosféricos/fenômenos meteorológicos

Escala dos movimentos atmosféricos/fenômenos meteorológicos






MICROESCALA
Os fenômenos que ocorrem nessa escala tem dimensões espaciais de 1 metro a 1 Km, e duração da ordem de 1 segundo até cerca de 1 hora. Nessa categoria estão as nuvens, quando consideradas individualmente, e fenômenos de “turbulência”, que são bastante afetados pelas características da superfície tais como as trocas de calor e umidade entre o solo e os primeiros metros mais baixos da atmosfera. Na microescala estuda-se, por exemplo, os processos de formação de gotas de nuvem e de chuva, a dispersão de poluentes, e as interações no sistema solo-plantas-atmosfera.


MESOESCALA

Os fenômenos nessa escala tem dimensões espaciais da ordem de 1 Km até cerca de 100 Km. A duração característica é da ordem de 1 hora a 1 dia. Nessa categoria estão enquadrados, por exemplo, os tornados, tempestades isoladas, linhas de instabilidade, conjuntos ou sistemas de nuvens, "ilhas de calor", além da brisa marítima-terrestre e de vale-montanha. Esses sistemas são muito importantes
para o conhecimento regional do tempo, e estão muito ligados às características geográficas da região (montanhas, proximidade de oceano ou lagos, florestas, cidades, etc.).



MACROESCALA
Os fenômenos meteorológicos que mais afetam o tempo no dia a dia, encontram-se na chamada GRANDE ESCALA. Esses sistemas têm dimensões maiores que algumas centenas de quilômetros e duração da ordem de um dia a meses. Nela se enquadram os furacões, as frentes frias, os ciclones e anticiclones, e as "ondas longas associada aos ventos de oeste". Esses fenômenos têm também um importante papel na determinação das características climáticas e sazonais nas diversas regiões do globo.