terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Efeito Estufa

EFEITO ESTUFA

O efeito estufa é um fenômeno natural associado, principalmente, à  presença de dióxido de carbono e vapor d'água na atmosfera. Estes gases permitem que os raios solares atravessem a atmosfera, mas impedem que parte do aquecimento resultante retorne para o espaço.Os gases vão reter esta radiação na Terra, fazendo com que ocorra o efeito calorífico dos mesmos, a temperatura da Terra fica retida e não é liberada ao espaço, 
permanecendo maior do que seria na ausência desse gases que é um efeito adicional de calor desnecessário para a vida na terra.Como resultado, ocorre uma elevação da temperatura observada na parte mais baixa da atmosfera.
O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela 
superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso,  a vida na terra é possível graças ao efeito estufa. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra.Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida.
O efeito estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, que remetem estes raios de volta para a terra, mantendo assim uma temperatura estável no planeta.
Ao irradiarem a Terra parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço. Quando este fenômeno é maior que o necessário, o excesso de calor causa o aquecimento global. Independentemente da linha de raciocínio que se esteja adotando, parece inegável que estes fenômenos de natureza antrópica e conhecidos como poluição contribuam para o aquecimento da terra, além de eventuais alterações ainda não mensuradas de fatores geológicos. 
O aquecimento da superfície terrestre e da atmosfera ajacente, é um fenômeno normal, cujas características tais como sua periodicidade, podem ser observadas e estimadas se as condições de equilíbrio energético na atmosfera forem mantidas substancialmente inalteradas em uma determinada escala de tempo. Entretanto quando este equilíbrio é prejudicado, como pelo aumento na atmosfera da presença de gases que modificam a sua condição de transparência e de reabsorção do calor emitido pela superfície terrestre, tal como, por exemplo, o dióxido de carbono que é resultado de queimadas e da queima de combustível fóssil, há um desequilíbrio de temperatura com o aumento desta na região atmosférica adjacente á superfície terrestre.


QUESTÕES SOBRE O EFEITO ESTUFA - Exercícios com respostas

1) A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como conseqüências:

a) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio
b) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.
c) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.
d) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.
e) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele.


2) Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6 oC. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.

Scientific American Brasil, ano 2, n.º 21, 2004, p.80 (com adaptações).

A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas:

I – O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.
II – O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.
III – A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.

É correto o que se afirma:

a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em I e II.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III.

gabarito: 1- b; 2- e