terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como um fenômeno tropical como o QBO afeta o ozônio em todas as latitudes na estratosfera inferior?

Como um fenômeno tropical como o QBO afeta o ozônio em todas as latitudes na estratosfera inferior?

A Oscilação Quase-Bienal QBO não muda somente a circulação nos trópicos mas também causa, indiretamente, mudanças em médias e altas latitudes. As ondas causam a inversão dos ventos tropicais que então exercem um arrasto no fluxo. Durante a primeira fase da QBO, esse arrasto reduz a circulação através da estratosfera. Essa circulação entra na baixa estratosfera nos trópicos e deixa a média estratosfera nos extratrópicos. 
Durante a segunda fase da Oscilação Quase-Bienal, a circulação induzida se inverte. Momento é assim trocado entre os trópicos e os extratrópicos. Ar também é transportado entre as duas latitudes das regiões. Essas massas de ar têm diferentes concentrações de ozônio. A circulação meridional induzida (isto é, no plano latitude-altitude) move ozônio "pobre" para os trópicos e ozônio "rico" para longe dos trópicos durante a primeira fase da QBO e então inverte esse processo durante a segunda fase. 
O ozônio, nos trópicos, assim diminui e então aumenta conforme se vai através do ciclo Oscilação Quase-Bienal. Estas circulações induzidas chegam nas latitudes médias, aumentando ou diminuindo a concentração de ozônio lá na fase oposta ao que está acontecendo nos trópicos. Dessa forma, a Oscilação Quase-Bienal afeta o ozônio em todas as latitudes na estratosfera inferior, embora a Oscilação Quase-Bienal seja um fenômeno tropical.